Finalistas são anunciados durante jantar. Embaixador de Portugal, Luis Faro, foi um dos jurados da comissão
Celebrou-se, no dia 23, a cerimônia de diplomação dos finalistas do 18º Prêmio Engenho de Comunicação — O Dia em que o Jornalista Vira Notícia, o qual dá visibilidade aos mais prestigiosos profissionais e veículos da comunicação de Brasília. O evento, criado pela jornalista Kátia Cubel, foi realizado na sede da OAB Nacional e reuniu profissionais da comunicação para um momento de diplomação. Alberto Simonetti, presidente do Conselho Federal da OAB, também marcou presença no jantar para os finalistas.
Um dos veículos que entram na disputa e o Correio Braziliense, concorrendo em cinco categorias: Veículo Impresso On-line; Programa de TV, com o CB. Poder, parceria entre o jornal e a TV Brasília; Cobertura de Brasília; Análise de conjuntura, com o colunista Luiz Carlos Azedo; e Coluna, com Eixo Capital, por Ana Maria Campos, e Brasília-DF, por Denise Rothenburg.
Finalista da 18ª edição da premiação, o Metrópoles também concorre nas categorias Melhor Site e Cobertura de Brasília. Neste ano, há duas novas categorias: Análise de Conjuntura e Veículo Impresso Revistas. A seguir, a composição do Júri de Notáveis, que já definiu os finalistas e irá escolher, entre os três finalistas, o vencedor em cada categoria:
Neste ano, compuseram o júri a presidente da Comissão Nacional da Mulher, a advogada Cristiane Damasceno; a deputada distrital Doutora Jane Klébia; a jurista e diretora jurídica do Senar Nacional Eliziane Carvalho; a diretora-geral do Senado Ilana Trombka; o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro; o ex-ministro do TSE Carlos Bastide Horbach; e o professor Bruno Nalon.
Durante o jantar de diplomação, Kátia Cubel ainda fez uma homenagem à escritora, professora de português e jornalista Dad Squarisi, que morreu aos 77 anos, em agosto deste ano. A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em 12 de dezembro, na Embaixada de Portugal, em Brasília.