Amir Tebenikhin (piano) e Aiken Aitbay (violino) mostram todo o talento em concerto pelo 30º aniversário das relações diplomáticas entre o Cazaquistão e o Brasil
Os músicos do Cazaquistão Amir Tebenikhin (piano) e Aiken Aitbay (violino) realizaram, no dia 21 de novembro, um concerto intitulado Sons da Grande Estepe na América do Sul no Teatro Nacional Plínio Marcos, em Brasília, marcando o 30º aniversário das relações diplomáticas entre o Cazaquistão e o Brasil. Eles se apresentaram com a Orquestra Sinfônica Nacional Claudio Santoro. O evento foi organizado musical foi organizado com a colaboração da Embaixada do Cazaquistão e do governo do Distrito Federal.
Os músicos mostraram o vasto repertório da cultural musical do cazaque para o público brasileiro e internacional. As interpretações de peças do Cazaquistão contemporâneas como “Kara-kemer” e “Voz da Ásia” deixaram uma marca indelével, cativando o coração dos fãs de música clássica. Destaque para a estreia de “Universal’s Song”, uma composição da compositora cazaque Raushan Kali, adicionando uma camada extra de novidade e talento artístico à noite.
Esta não é a primeira vez que o público brasileiro se encanta com o talento musical cazaque. No ano passado, o trio cazaque “FORTE-TRIO” tocou com casa cheia no mesmo local, estabelecendo uma ponte musical entre o Cazaquistão e o Brasil que continua a ressoar com o público de ambos os lados.
O repertório era uma mistura de composições cazaques modernas de Adil Bestybayev, Kuat Shildebaev e Raushan Kali, intercaladas com as obras-primas do compositor brasileiro Carlos Gomez e do renomado Pyotr Tchaikovsky. Os espectadores brasileiros, apreciando o virtuosismo dos músicos cazaques, aplaudiram muito.