Estes foram temas do discurso do embaixador Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi na celebração do 52º Dia Nacional dos Emirados Árabes Unidos.
A música da orquestra dos EAU animou a grande comemoração da data nacional dos Emirados Árabes Unidos no dia 22, no Hípica Hall, em Brasília. O embaixador do país no Brasil, Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi, promoveu uma recepção do 52º Dia Nacional. Em sua fala para os convidados, o chefe de missão disse que “os EAU são modelo pioneiro na área da sustentabilidade, pois é o primeiro país da região a assinar e ratificar o Acordo Climático de Paris, e o primeiro país a anunciar uma estratégia de neutralidade de carbono até 2050”.
“Sua Alteza o Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Presidente dos Emirados Árabes Unidos, declarou o ano de 2023 como Ano da Sustentabilidade sob o lema “O Hoje é para o Amanhã”, afirmou Alsuwaidi. Segundo o embaixador, o Ano da Sustentabilidade visa difundir a consciência sobre as questões de sustentabilidade ambiental, encorajar mudanças no comportamento e permitir a participação pública em três áreas principais: Promoção do consumo responsável, incentivo a iniciativas que visem a preservação do meio ambiente e estímulo à ação coletiva para reduzir o fenômeno das mudanças climáticas.Alsuwaidi reforçou que a visão pretende também “destacar os esforços dos EAU para o fortalecimento da ação coletiva internacional, visando enfrentar os desafios da sustentabilidade e o seu papel na procura por soluções inovadoras que beneficiem a todos, a fim de construir um futuro mais próspero e bem sucedido”.
Saleh Alsuwaidi.fez questão de realçar sobre a fortalecida a relação bilateral entre Brasil e os Emirados Árabes Unidos. Segundo o diplomata, o laço firmado entre os dois países em diversas esferas serve de “exemplo” para outras nações. “Esta parceria estratégica entre os dois países amigos impactou de forma muito positiva a cooperação governamental e de investimentos, sendo a sustentabilidade uma importante parte dela”, reiterou.
COP 28 – “A CP28 é uma grande conquista diplomática para os EAU, e tendo contribuído para o equilíbrio e posição consensual dos EAU entre os países do mundo. Os objetivos da Presidência da COP28 são claros: A ação climática não pode ser considerada fardo, mas uma oportunidade a ser aproveitada”, discursou Alsuwaidi.
A descarbonização da indústria, da energia, dos transportes e das indústrias alimentícias poderá criar um valor adicional de aproximadamente 12 trilhões de dólares sobre o valor econômico global até 2030.
O embaixador André Aranha Corrêa do Lago, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, enfatizou as frutíferas e em constante crescimento relações do Brasil com o país árabe, pontuando o quanto essa amizade têm crescido nos últimos tempos, além de estar também se expandindo para setores diversos.
Música – A Orquestra dos Emirados Árabes Unidos com a soprano, Fatima Alhashini e a Orquestra Brasileira sob a regência de Ed Cortês animaram a festa com música clássica. A orquestra é composta por 25 músicos jovens que inspiram cultura e musicalidade. Organizada pelo Ministério da Cultura e Juventude dos Emirados Árabes Unidos, foi criada para divulgar a cultura árabe, desenvolver talentos musicais, capacitar e incentivar o setor cultural e criativo dos países árabes.