Os líderes turco e alemão falaram na Alemanha, inclusive sobre o conflito Israel-Hamas, mas também sobre uma potencial entrega de caças Eurofighter à Turquia
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, sugeriu na sexta-feira (17) que a Alemanha apoiou Israel na guerra contra a Faixa de Gaza por culpa do Holocausto, informou a agência britânica Reuters. “Aqueles que se sentem em dívida com Israel não podem falar livremente. Não passamos pelo processo do Holocausto, não temos essa situação, porque nosso respeito pela humanidade é diferente”, disse o presidente turco, na que foi a primeira visita à Alemanha em quatro anos.
Olaf Scholz não respondeu diretamente às observações de Erdogan, mas reafirmou o compromisso da Alemanha com o direito de Israel de se defender.“Se você conhece a Alemanha, sabe que nossa solidariedade com Israel é inquestionável”, disse Scholz. Erdogan disse no início desta semana que Israel era um “Estado terrorista” que cometia crimes de guerra em Gaza, e que sua campanha contra o Hamas continha “os ataques mais traiçoeiros da história da humanidade”.
Scholz se recusou ainda a responder a uma pergunta sobre se aprovaria a venda dos 40 caças Eurofighter que a Turquia deseja. Sua aprovação seria necessária, pois a Alemanha integra o consórcio britânico-franco-espanhol que os fabrica. “Podemos adquirir caças em muitos outros lugares”, sublinhou o presidente turco.
Fonte: SPUTNIK