Liderado pelo Secretário de Relações Internacionais do GDF, grupo vai auxiliar na realização dos eventos do grupo em 2024
O Comitê G20 Brasília se reuniu, na manhã do (8), na sede da Secretaria de Relações Internacionais, no Lago Sul, para a primeira reunião do grupo que vai auxiliar na realização dos eventos do G20 que acontecerão na cidade entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024. O secretário Paco Brito coordenou o encontro.
Brasília deve sediar cerca de 35 encontros preparatórios para a reunião da cúpula mundial que acontece no Brasil, no mês de novembro de 2024. no Rio de Janeiro. Na opinião do secretário Paco Britto, “a diplomacia brasileira tem uma oportunidade grande não só para definir quais são os principais debates no G20, mas se mostrar e mostrar que tipo de atuação o Brasil pode ter nesse sentido”.
O Brasil vai ocupar a presidência do G20, formado pelas 19 economias do mundo, pela primeira vez após cúpula na Índia. O mandato brasileiro será exercido de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024. Como país ocupante da presidência, o Brasil será responsável por organizar a próxima cúpula. O grupo tem por objetivo fortalecer as negociações internacionais entre os países-membros e proporcionar uma estabilidade econômica global.
Além da Serinter, outras seis pastas do GDF fazem parte do comitê: Casa Civil, Secretaria de Segurança Pública – com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran) -, Secretaria de Turismo, Secretaria de saúde, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Novacap.
O G20 e composto pelos oito países mais ricos e influentes do mundo, o G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia), e 11 países em desenvolvimento (África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México e Turquia).
Fonte: Serinter/ Instagram Paco Britto