Embaixada promove um série de eventos em São Paulo em comemoração à data
A imigração coreana no Brasil teve seu início oficial em 23 de fevereiro de 1963 quando 103 coreanos chegaram ao Porto de Santos, em São Paulo. Atualmente estima-se cerca de 50 mil coreanos e descendentes. Os coreanos são um dos grupos de imigrantes a vir mais recentemente ao país. Cerca de 92% habitam o estado de São Paulo. Destes, 90% residem e trabalham na capital paulista. Já são 60 anos da chegada ao Brasil que foram festejados na Casa Portugal, em São Paulo, no dia 27. O embaixador da Coreia do Sul, Lim Ki-mo, recebeu convidados e voltou a esbanjar simpatia e amor pelos clássicos da música brasileira cantando sucessos do grupo “Raça Negra” ao lado do vocalista Luiz Carlos.
“O ano de 2023 é especialmente significativo porque se completa um ciclo de 60 anos da imigração coreana no Brasil, razão pela qual a embaixada da Coreia, o consulado em São Paulo e o Centro Cultural Coreano vem realizando inúmeros eventos comemorativas nas principais cidades do Brasil”, disse o embaixador Lim Ki-mo.
As atividades comemorativas começaram com um almoço para a imprensa, onde foram degustados os pratos da cozinha coreana. Durante a manha da sexta-feira (27), foi realizado o importante Seminário de Cooperação de Bio-Indústria entre Brasil e Coreia e, pela tarde, um encontro empresarial envolvendo as principais empresas brasileiras. De acordo com Lim Ki-mo, o intuito é elevar a relação bilateral e fortalecer novas áreas de cooperação como bioindústria.
Segundo afirmou o embaixador, do ponto de vista econômico, “Brasil é o principal e maior receptor de investimentos da Coreia, cujos valores acumulados são próximos dos 11 bilhões de dólares e, no mesmo ano, o comercio bilateral somou cerca de 13 bilhões de dólares”. Já a Coreia é o décimo maior parceiro comercial do Brasil no mundo.
Música brasileira – Fã de ‘Raça Negra’, Lim Ki-mo cantou sucessos da banda com Luiz Carlos e foi atração do evento. Durante a apresentação, os dois cantaram ‘É Tarde Demais’, ‘Cheia de Manias e ‘Deus me Livre’. Lim não escondeu a alegria de compartilhar o momento ao lado do músico, o que arrancou muitos aplausos dos convidados do evento. Também foram exibidos vídeos, artesanatos e apresentações musicais como de K-Pop.