A logomarca oficial foi lançada e os preparativos começam a ser organizados
O Rio Grande do Sul vai celebrar, ao longo de todo o ano de 2024, os 200 anos da imigração alemã no Brasil. A identidade visual da data e o grupo organizador da série de eventos comemorativos foram divulgados no início de setembro. A edição de uma revista com uma reportagem especial sobre o importante tema foi proposta pela Diretora da Embassy Comunicação, Liz Lôbo, empresa voltada para diplomacia e negócios. O convite ocorreu nesta quinta-feira (14), em visita ao Secretário-Executivo do Escritório do Rio Grande do Sul, em Brasília, Henrique Pires.
A reportagem especial sobre o Bicentenário da Imigração Alemã será publicada na 10ª edição da revista Embassy que é distribuída gratuitamente nas cerca de 130 embaixadas e organismos internacionais sediados em Brasília, no Congresso Nacional e na Sala Vip do Aeroporto Internacional JK.
O Secretário-Executivo Henrique Pires lembra da importância desses imigrantes para a mão-de-obra, o conhecimento e a cultura para os brasileiros. “Tem que destacar ainda que se fala imigração alemã, mas também vieram para o Brasil húngaros, poloneses e austríacos”, afirma Pires. Ele informou que fará os contatos necessário com as autoridades do Rio Grande do Sul para aprovar a impressão da Embassy.
A logomarca oficial do Bicentenário da Imigração Alemã foi lançada no dia 1º, durante a 46ª Expointer, em Esteio. Da comissão farão parte membros da sociedade civil e de instituições governamentais. A comemoração alusiva aos 200 anos da presença germânica no Rio Grande do Sul ocorrerá ao longo de todo o ano de 2024, tendo como marco principal o dia 25 de julho. A imigração alemã no RS ocorreu entre 1824 e 1830, com a chegada de um número estimado em 5350 pessoas vindas da Alemanha.