Embaixador Bolat Nussupov, em coletiva à imprensa, fala das conquistas da nação e do fim dos testes nucleares
A embaixada do Cazaquistão no Brasil sediou, nesta segunda-feira (04), mais uma coletiva para representantes da mídia durante a qual o embaixador Bolat Nussupov discursou sobre as reformas políticas do Chefe de Estado Kassym-Jomart Tokayev, como parte de sua Mensagem ao povo do Cazaquistão «O curso econômico de um Cazaquistão Justo», de 1º de setembro de 2023. Durante a coletiva, o diplomata também incluiu a discussão sobre o Dia Internacional contra os Testes Nucleares. São 30 anos do fechamento da unidade de testes nucleares de Semipalatinsk.
Em sua fala, Bolat Nussupov, informou os jornalistas sobre as principais conquistas do Cazaquistão durante os anos de independência. Foi dada atenção especial às principais disposições da Mensagem do Presidente ao povo do Cazaquistão, com o objetivo de fortalecer o envolvimento de todas as categorias de cidadãos na modernização sistêmica do Estado, na reinicialização da economia e no crescimento da prosperidade da sociedade.
Nesse contexto, foi observado que todos os projetos e iniciativas de desenvolvimento econômico do país apresentados pelo Presidente em seu discurso são baseados em cálculos e estudos detalhados com o objetivo principal de garantir um crescimento econômico estável no nível de 6 a 7% e, até 2029, aumentar o volume da economia nacional para 450 bilhões de dólares (duas vezes).
Além disso, à luz da celebração deste ano do aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a República do Cazaquistão e o Brasil, o embaixador informou sobre importantes eventos bilaterais deste ano. Em particular, sobre as quintas consultas políticas dos Ministérios das Relações Exteriores dos dois países, a segunda reunião do Conselho Empresarial Cazaquistão – Brasil e a viagem da delegação do Senado brasileiro prevista para setembro deste ano. Uma importante contribuição para o fortalecimento do diálogo cultural entre os dois países foi a inauguração do primeiro busto a Abai Kunanbayuly na América do Sul no Rio de Janeiro, em agosto deste ano.
Em relação às questões antinucleares, Bolot Nussupov lembrou que, em reconhecimento aos esforços do Cazaquistão, a ONU declarou o dia 29 de agosto como o «Dia da Ação Internacional contra Testes Nucleares» e a região da Ásia Central tornou-se uma zona livre de armas nucleares. Em 29 de agosto de 1991, foi emitido um decreto sobre o fechamento do local de testes nucleares de Semipalatinsk. A República do Cazaquistão tornou-se o primeiro país na história mundial a fechar um local de testes nucleares mortais em seu território e a renunciar voluntariamente às armas de destruição em massa.
Os participantes do briefing também assistiram a um documentário sobre o fechamento do local de testes de Semipalatinsk, produzido pelo famoso canal de TV brasileiro “TV Supren”, com o apoio da embaixada.