Embaixador Wael Aboulmagd fala da maior aproximação com o Brasil, em celebração do 71º aniversário da Revolução do Egito.
A embaixada do Egito, em Brasília, no dia 26, sediou a festa do aniversário da Revolução Egípcia. O embaixador Wael Aboulmagd destacou em seu discurso as boas e mutuamente benéficas relações entre o país e o Brasil. O diplomata reforçou ainda a importância do compromisso comum de defesa do direito internacional, da solução pacífica de conflitos e pela preservação do meio ambiente, sobretudo no que diz respeito à implementação de medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Wael Aboulmagd mencionou o encontro do presidente Lula com o presidente do Egito, Abdel Fattah Saeed Hussein Khalil as-Sisi, no Cairo, durante a COP27, em 2022. Segundo o diplomata, na ocasião, os mandatários trataram do aprofundamento das relações bilaterais e a coordenação em fóruns internacionais, “além do compromisso comum no direito internacional e solução pacífica de conflitos”.
O embaixador egípcio em sua fala reforçou que ambos os governos têm como prioridade trabalhar juntos para intensificar o comércio bilateral, aumentar as trocas econômicas e investimento e aprimorar o setor da defesa. No âmbito comercial Aboulmagd cita o aumento e investimento mútuo e a capitalização do Acordo de Livre Comércio Egito-Mercosul. “São portas de entradas efetivas em suas respectivas regiões e, portanto têm potencial para elevar seus laços a mais um nível mais estratégico , no qual tecnologias e Know-how são compartilhados, investimentos são feitos e empregos são gerados”, discursou o chefe de missão.
Turismo – Segundo o embaixador Aboulmagd, a meta do governo egípcio é dobrar o número de turistas no país apesar de o ano passado já ter batido um número recorde. “Para tornar isso uma realidade, o Egito lançou voos fretados, desde o final de junho, entre o Cairo e São Paulo, mas o mais significativo é que ambos os governos concluíram importantes acordos por voos diretos de diversas outras cidades latino-americanas”, anunciou o diplomata. A seu ver, a iniciativa vai não só desenvolver o setor de viagens, como também o setores comercial, industrial e de investimentos.
Já a secretária de Oriente Médio e África do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixadora Ana Paula Simões Silva, destacou, em seu discurso, que desde o estabelecimento das relações diplomáticas, Brasil e Egito compartilham laços sólidos baseados em valores comuns, diálogo e respeito mútuo.
A diplomata afirmou também que, com a gestão do Presidente brasileiro em exercício, Luis Inácio Lula da Silva, o vínculo entre as duas nações será ainda mais fortalecido. “O Presidente Lula ressaltou, diversas vezes, que a África deve ser prioridade permanente na política externa do Brasil”, acrescentou.
Durante o evento comemorativo, a embaixadora aproveitou a oportunidade para informar que ainda neste ano, uma série de medidas estão sendo exploradas com o objetivo de aprimorar o diálogo político entre as nações. Em março deste ano, Brasil e Egito assinaram um acordo que estabeleceu voos diretos entre as cidades do Cairo e São Paulo.