Cerimônia de instalação ocorreu na última semana em Brasília com a presença do embaixador Faisal Ibrahim Ghulam
O Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita foi instalado no Senado Federal na última semana. O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio legislativo, fomentar o entendimento mútuo e aprofundar a cooperação em áreas de interesse comum. O embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Faisal Ibrahim Omar Ghulam, ressaltou a relevância do estabelecimento do grupo parlamentar como uma plataforma para o diálogo e o intercâmbio de ideias entre os legisladores dos dois países. A eleição do presidente e do vice-presidente do colegiado está prevista para a próxima reunião. A Cerimônia de instalação ocorreu no dia 05, com a presidência do senador Wellington Fagundes (PL-MT).
A Arábia Saudita é reconhecida como um importante país no Oriente Médio, com uma economia diversificada e uma posição estratégica no cenário internacional. O Brasil, por sua vez, destaca-se como uma das principais economias do mundo e possui uma relação diplomática estabelecida com o país árabe. O Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita vai promover reuniões, debates, visitas oficiais e outros eventos durante os quais os parlamentares buscarão identificar oportunidades para aprimorar a parceria entre os dois países.
Nesse contexto, o fortalecimento dos laços abre caminho para a ampliação do comércio bilateral, a realização de investimentos conjuntos e o desenvolvimento de parcerias estratégicas em diversos setores. Além disso, a cooperação entre os parlamentares dos dois países contribuirá para uma melhor compreensão mútua e aprofundamento do diálogo político. O senador Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina, que visitou a nação árabe quando foi governador, destacou a importância de estreitar os laços com aquele país.
O Brasil goza junto à Arábia Saudita de um prestígio muito fraterno, por isso a importância dessa frente parlamentar e deixar consignado aqui o meu propósito de contribuir para a valorização das relações do Brasil com a Arábia Saudita.
Fonte: ANBA