Embaixadas da Republica Dominicana e do Reino Unido no Brasil realizam evento sobre o tema
As embaixadas da República Dominicana e do Reino Unido no Brasil realizaram, nesta terça-feira (4), o primeiro seminário sobre Propriedade Intelectual e Industrial, intitulado IP Talks, que contou com palestrantes e especialistas de alto nível do setor jurídico.
A informação foi divulgada por meio de um comunicado à imprensa, no qual indicavam que a embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patrícia Villegas de Jorge. Ao fazer o discurso de abertura do seminário, sublinhou que “a propriedade intelectual é provavelmente uma das questões mais importantes em termos de proteção da capacidade de criação humana, que pode conduzir a um aumento da qualidade de vida ou à a destruição do bem-estar da humanidade”.
Villegas enfatizou a importância desse ramo do direito, explicando que é uma das especialidades mais completas, pois abrange todos os itens que têm a ver com as criações do intelecto “das obras de arte às invenções, programas de computador, marcas e outros sinais comerciais, e abrir a conhecida inteligência artificial”.
Nesse mesmo sentido, destacou os avanços que a República Dominicana teve na área, levando ao fato de que eles se refletem na criação de capacidades que fortaleceram o setor público, que visa a criação de políticas baseadas em melhores práticas para o desenvolvimento e proteção dos direitos de propriedade intelectual, o que significa que em diversas áreas desta especialidade somos referência para alguns países da América Latina.
Da mesma forma, no comunicado indicaram que a atividade contou com a presença de diferentes personalidades, entre elas membros do corpo diplomático dos países: Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia, Cingapura, França, Alemanha, Colômbia, bem como personalidades estatais vinculadas para a área.
Foi destacado ainda que o seminário contou com a participação de Juliana Ghizzi, que exerce o cargo de Diretora do Departamento de Propriedade Intelectual do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Miguel Carvalho, Coordenador Geral de Propriedade Intelectual do Ministério do Desenvolvimento, Indústria , Comércio e Serviços, Andrey Lucas Macedo, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Crimes contra a Propriedade Intelectual do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Alexandre Dantas.
Também estivem presentes o Diretor de Patentes do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Leonardo Santana Chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do Itamaraty, Francisco Carvalheira, Diretor de Regulação de Direitos Autorais do Ministério da Cultura, Alessandro Barreto. Coordenadora do Departamento de Cibersegurança de Segurança Pública e Justiça, Stefania Araújo, Coordenadora do Sistema Nacional de Proteção de Cultivos do Ministério da Agricultura e Pecuária, María Angelica García, Adida de Propriedade Intelectual da LATAC no IPO.
*Informações da Embaixada da República Dominicana.