Preocupação com o meio ambiente, parcerias comerciais e igualdade de gêneros são destaques em discurso da embaixadora dos Estados Unidos, durante festa antecipada
A Embaixadora Elizabeth Frawley Bagley comemorou com antecedência, no dia 28, a independência dos Estados Unidos celebrada oficialmente no dia 04 de julho. Durante a cerimônia, no Clube Naval, em Brasília, os fuzileiros navais apresentaram as bandeiras e a diplomata ressaltou as semelhanças entre Brasil e Estados Unidos e objetivos compartilhados entre os dois governos, como combate às mudanças climáticas, à fome, a promoção da prosperidade econômica, do empoderamento feminino, assim como de diversidade e inclusão. São 247 anos da Independência.
Para a embaixadora, a generosidade de espírito e a hospitalidade são valores que Brasil e EUA compartilham, “assim como os valores de liberdade, igualdade e Estado de Direito”, ressaltou em perfeito português, lembrando do Plano de Ação Conjunta para Eliminar a Discriminação Racial, JAPER, o primeiro acordo bilateral especificamente voltado para o combate ao racismo.
Elizabeth Bagley lembrou de quando foi embaixadora em Portugal, há 28 anos, época em que teve seu primeiro contato com a cultura brasileira. “Os vizinhos de quem me tornei mais próxima não eram portugueses, mas brasileiros. Eles me ajudaram a mergulhar em sua incrível cultura, começando pela incomparável música”, disse, citando Caetano Veloso, Tom Jobim, Elis Regina, Gilberto Gil e Chico Buarque. “Tenho ótimas lembranças de ouvir esses artistas na casa dessa família”.
A embaixadora Elisabeth lembrou que tanto o governo Lula, quanto o governo Biden deram “grandes passos” para incluir pessoas sub-representadas no governo e na educação, e para criar mais oportunidades econômicas. “Esses avanços se aplicam não apenas a pessoas pretas, mas também a mulheres, povos indígenas, comunidade LGBT+ e outras”, disse em seu discurso, ressaltando que: “Representatividade importa”.
A diplomata americana parabenizou a liderança no Brasil pelo enfrentamento da crise climática e lembrou da visita de John Kerry, enviado especial do presidente dos Estados Unidos para o Clima, em fevereiro ao Brasil. “Após essa visita, o presidente Biden reafirmou nosso compromisso com uma promessa de 500 milhões de dólares para o Fundo Amazônia”.
Entre os convidados, recebidos com comidas típicas americanas, como cachorro-quente e hambúrguer, estavam representantes do governo brasileiro, diplomatas de outras missões, membros das forças policiais do Brasil, empresários, acadêmicos, jornalistas e representantes do terceiro setor, entre outros.
A embaixadora Bagley estão havendo cerimônias de comemoração em consulados pelo Brasil, pois isso a festa na capital federal foi antecipada. Outro motivo foi que uma nova sede da embaixada dos Estados Unidos em Brasília está em construção, por isso optou-se por realizar a recepção em um clube. Os cerca de mil convidados puderam saborear os típicos pratos americanos como cachorro quente, hambúrguer e batata frita.