O Salão Nobre da Câmara dos Deputados sediou, em Brasília, nessa terça-feira (20), a celebração do “Jubileu de Pérola da Cooperação Brasil-China (1993-2023)”. Com apoio institucional do Ibrachina, o encontro em Brasília reuniu deputados, senadores, diplomatas, representantes da comunidade chinesa e imprensa, promoveu a integração sino-brasileira. O evento foi prestigiado pelo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao
Durante a cerimônia foi reinstalado o Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados. Seu presidente, Fausto Pinato, ressaltou que China e Brasil têm trabalhado em uma cooperação vantajosa para ambos, em áreas como comércio, ciência, tecnologia, energia e infraestrutura.
Em sua fala, o presidente do Ibrachina, Thomas Law, enfatizou a necessidade cooperação de alta qualidade do ensino, seja público ou privado. Ele citou a parceria assinada com a Zhejiang University International Business School (ZIBS) é um exemplo de “network com impacto social, pois com certeza com esse tipo de acordo a China irá contribuir com o desenvolvimento socio-econômico e social do Brasil”.
O embaixador da China, Zhu Qingqiao, declarou que “o evento de hoje mostra a aspiração comum da sociedade brasileira para o aprofundamento da relação bilateral”. O diplomata acredita que a aproximação do Congresso com a ZIBS é “um marco nos desenvolvimentos legislativos e acadêmicos”.
Em seu discurso, Zhu Qingqiao disse que “o evento mostra a aspiração comum da sociedade brasileira para o aprofundamento da relação bilateral”. O diplomata acredita que a aproximação do Congresso com a ZIBS é “um marco no desenvolvimento legislativo e acadêmico”.
O Dr. Ben Shenglin, reitor da ZIBS, fez uma apresentação sobre a universidade. Ele destacou que o Jubileu de Pérola deve ser celebrado, pois “30 anos não é um período curto, especialmente pelas grandes mudanças ocorridas no mundo nas últimas décadas”. Expressou também sua satisfação pelo estabelecimento de um Centro de Estudos da América Latina na ZIBS, com apoio do Ibrachina.
Como parte da celebração do Jubileu, foram assinadas cartas de intenções da ZIBS com as Frentes Parlamentares e Grupos de Amizade do Congresso, que contemplam as áreas de cooperação educacional, institucional, legal e empresarial.
O Jubileu de Pérola foi realizado pelas Frentes Parlamentares Brasil/China e BRICS do Congresso Nacional, presidida pelo deputado Fausto Pinato; pelo Grupo Parlamentar Brasil/China da Câmara dos Deputados, liderado pelo deputado Daniel Almeida; pelo Grupo Parlamentar Brasil-China do Senado Federal, sob a presidência do senador Nelsinho Trad; pelo Grupo Parlamentar de Relacionamento com o BRICS, do Senado Federal, presidido pelo senador Irajá; e pela Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento – FrenCOMEX, presidida pelo deputado Da Vitória.
Participaram do evento Sóstenes Marchezine, secretário das Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS; Pedro Murilo Ortega Terra, diretor do departamento de China, Rússia e Ásia Central do Ministério das Relações Exteriores e coordenador geral da COSBAN; Paco Britto, secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal; Rodrigo Moura, diretor da Zibs Latin America Center; Valdir Barranco, deputado estadual do Amazonas; entre outras autoridades.