Embaixador Luís Faro Ramos festeja data nacional do país ressaltando um novo patamar na amizade entre as nações com o encontro dos dois presidentes.
Em comemoração da sede diplomática, no dia 12, o embaixador de Portugal Luís Faro Ramos, enalteceu as sólidas e frutíferas relações entre Brasil e Portugal e os valores que compartilham, como democracia e liberdade. Em seu discurso, o chefe de missão reforçou que neste ano, o encontro entre o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro português, António Costa, representa um novo patamar na amizade entre as nações, com foco na ampliação da troca comercial e no Acordo entre União Europeia e Mercosul.
O embaixador enfatizou o potencial de ambos os países no que diz respeito a investimentos: “nossos empresários olham com muito interesse para os diversos “Brasis” que compõem este país-continente, e sabemos que o mesmo sucede por parte dos empresários brasileiros em relação a Portugal”, disse. Mencionando a 13° Cimeira, o diplomata português definiu a reunião como um “marco histórico na relação entre os dois países”. Após sete anos de interrupção, a cúpula bilateral está sendo retomada pelo governo Brasileiro.
Presente à comemoração da independência portuguesa, o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro – Primeiro-Ministro de Portugal, António Mendonça Mendes, falou um pouco sobre a vida e história do grande poeta Luiz Vaz de Camões e sua importância para a língua portuguesa, um dos laços que “unem profundamente nossas duas nações”, frisando também o respeito mútuo entre os povos. “O Brasil tem sido, desde sempre, uma terra de acolhimento para Portugal e um porto seguro para os portugueses”, completou Mendes.
Representando o governo brasileiro, a embaixadora Maria Luísa Escorel, Secretária de Europa e América do Norte do Ministério das Relações Exteriores, mencionou novamente a 13ª Cimeira Brasil-Portugal. A diplomata sublinhou que recentemente, durante a reunião, em Lisboa, foram assinados 13 acordos bilaterais. Entre eles, segundo ela, a instalação de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). “Também foram assinados memorandos nas áreas de Energia, Geologia e Minas”, completou. Escorel ressaltou também em sua fala que “ao longo dos anos, o relacionamento entre as duas nações se intensificou em diversos âmbitos, e apresenta ainda mais potencial para crescer”.
Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro – Primeiro-Ministro de Portugal, António Mendonça Mendes