Liz Elaine ôbo
Fotos: Eliane Loin
Eleição de Merkel pelo quarto mandato foi acompanhada com festa eleitoral pela comunidade alemã.
Mais de 150 pessoas acompanharam, no último domingo (24), a apuração dos votos da eleição na Alemanha. Os convidados e eleitores puderam assistir, por um telão,as transmissões ao vivo das televisões daquele país. A vitória da chanceler Angela Merkel foi comemorada, mesmo que apertada.
O simpático embaixador Georg Witschel e a esposa Sabine recepcionaram os visitantes com doces e com a famosa salsicha alemã. Foram oferecidos ainda alguns livros sobre o país. A sede diplomática também foi ponto de votação para cidadãos alemães residentes no Brasil
Mais de 60 milhões de eleitores foram convocados a eleger o novo parlamento em eleições legislativas marcadas pela ascensão da direita nacionalista. O partido da atual chanceler, CDU (União Democrata-Cristã), manteve a liderança, mas perdeu cadeiras no congresso que ficou mais fracionado do que o atual. O partido de direita nacionalista Alternativa para a Alemanha AfD entra no Bundestag como terceira maior força.
A CDU recebeu 32,9% dos votos, cerca de oito pontos abaixo do obtido nas últimas eleições, em 2013, de acordo com o Infratest Dimap. Seu rival, o SPD (Partido Social-Democrata) de Martin Schulz, registrou 20,5%, percentual, que é o seu pior resultado na história.
Na Alemanha não há título eleitoral como no Brasil. Algumas semanas antes do dia da votação, os eleitores recebem pelo correio as instruções sobre seu local de votação. Diferentemente do Brasil, na Alemanha também se pode votar pelo correio. Esse direito é muito usado por quem mora no exterior ou mesmo quem estará viajando na data da eleição.