A amizade bilateral e as parcerias em diversas áreas foram destacadas em discurso do embaixador Martin Mbeng
A residência oficial dos Camarões sediou, no dia 20, a festa de comemoração do 51° aniversário da Data Nacional do país que se tornou um Estado independente em 1960. A alegria marcou o evento que teve comida tópica, dança, música ao vivo entre outras atrações. O embaixador Martin Mbeng, em seu discurso, falou das “prósperas, longevas e sólidas” relações compartilhadas entre seu país e o Brasil.
“A cooperação bilateral entre os dois países é tão antiga quanto nossa independência. O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer nossa soberania em 1° de janeiro de 1960, com o estabelecimento das relações diplomáticas em 1976”, disse Mbeng.
De acordo com o diplomata, a parceria bilateral hoje está ainda mais profunda e diversificada. “De fato, Camarões e Brasil tem uma cooperação ativa e frutífera em quase todos os setores, com destaque para algumas áreas chaves, como: agricultura, segurança, educação, esportes, cultura, saúde, justiça e indústria”, acrescentou.
Na visão de Mbeng existem diversos acordos firmados nos referidos campos, assim como projetos que já foram realizados, enquanto outros, ainda estão em fase de implementação. O diplomata lembrou que em 2022 o Camarões enviou dois navios da Marinha para participar da comemoração do bicentenário da Marinha brasileira, Rio de Janeiro”.
Os dois países assinaram acordos comerciais em 1965, acordos de cooperação técnica e cultural em 1972 e um Memorando de Entendimento na área de educação em 2004. Com a visita do presidente Lula ao Camarões em 2005, as nações firmaram Acordos de Cooperação.
Em nome do governo brasileiro discursou a embaixadora Ana Paula Simões Silva, chefe do Departamento de África do Ministério das Relações Exteriores. A diplomata ressaltou que nos últimos anos, a parceria comercial entre Brasil e Camarões aumentou significativamente. No ano passado, o fluxo comercial entre as nações atingiu um percentual de 80%.
A embaixadora Simões Silva exaltou ainda a cooperação bilateral na área de Defesa e Segurança, e sobre a segunda Sessão de Consultas Políticas entre Camarões e Brasil que acontecerá no mês de julho no país africano.