Embaixada da Polônia sedia comemoração da data que é um marco na história do país
O Aniversário da Promulgação da Constituição Polonesa de 3 de maio de 1791, a primeira em toda a Europa e a segunda do mundo, foi festejado na sede diplomática do país, nesta quinta-feira (04), em Brasília. Maciej Brodowicz, encarregado de negócios da embaixada polonesa no Brasil, recebeu os convidados aos quais fez questão de falar da importância da data para o país.
Em sua fala, o diplomata reforçou que a Constituição de 3 maio “é um grande marco para os poloneses, pois representa, acima de tudo, a independência”. Segundo Brodowicz, o tão importante documento foi feito pelos cidadãos na esperança de salvar seu país, e sua memória ajudou a preservar a identidade polonesa durante anos difíceis. O diplomata acrescentou que depois que a Polônia recuperou sua independência em 1918, o dia 3 de maio se tornou a Data Nacional do país, ocasião em que também é comemorado, segundo ele, o dia da Bandeira Nacional e o Dia da Comunidade Polonesa no exterior.
Falando das relações bilaterais entre Polônia e Brasil, Brodowicz citou que os países usufruem de relações fortes e mutuamente benéfica. “A Diáspora polonesa no Brasil, estimada em mais de 2 milhões de descendentes, é um fator chave no nosso relacionamento”, afirmou.
O encarregado de negócios polonês destacou também que as relações econômicas entre as duas nações podem melhorar, uma vez que estão muito aquém do potencial desta cooperação, “dada a força de ambas as economias”.
Brodowicz aproveitou a oportunidade da festa para informar que durante todo o mês de maio, a embaixada estará se dedicando a promover a arte e cultura da Polônia por meio da realização de diversos eventos. Um exemplo será um concerto com músicos do país, no próximo dia 09, no Teatro Plínio Marcos. O evento foi animado pelo quarteto Etnos Ensemble que mostrou a alegria da música polonesa.