Embaixador André Driessen ressalta o problema mundial com a falta do recurso no meio ambiente
O Dia do Rei, popularmente conhecido como Koningsdag, celebrado em 27 de abril, é um dos feriados mais importantes do Reino dos Países Baixos, popularmente conhecido como Holanda. Data Nacional do país, é a ocasião em que se festeja o aniversário do atual monarca, o Rei Willem-Alexander. Em Brasília, a comemoração foi realizada na residência oficial do embaixador. O tema central do evento foi água, devido aos problemas mundiais urgentes que envolvem este recurso. A cor dominante da festa foi o laranja.
O chefe de missão neerlandês, André Driessen, disse aos convidados que o Rei Willem Alexander representa a personificação da união e da liberdade do povo do Reino dos Países Baixos. “Este ano é ainda mais especial porque celebramos o 10º aniversário da coroação do nosso atual Rei ocorrida em 2013, quando sucedeu sua mãe, a Rainha Beatrix”.
Driessen, em seu discurso, enfatizou as excelentes relações entre Holanda e Brasil e falou também do alto nível comercial e dos investimentos dos países baixos no Brasil, sendo um dos maiores investidores.
De acordo com o diplomata, o Dia do Rei é especial, pois, “orgulhosamente, chamamos nossa nação de lar e celebramos tudo o que nos faz neerlandeses: uma sociedade aberta, inclusiva e inovadora, mas acima de tudo e comemoramos também o fato de vivermos em paz, usufruindo de todos os frutos de nossa democracia”.
O embaixador aproveitou seu discurso para reforçar que os Países Baixos apoiam da Ucrânia e seu povo,” lutando dia após dia para restaurar a paz e a ordem mundial”. Sobre as relações bilaterais com o Brasil, Driessen informou que será ainda mais fortalecida com a visita, em maio, do Primeiro-Ministro holandês, Mark Rutte.
As excelentes relações diplomáticas entre o Brasil e os Países Baixando foi destacada pelo ministro Flavio Goldman, diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), como representante do governo brasileiro. O diplomata acrescentou que as nações “compartilham valores e interesses em comum”.
Goldman disse ainda que entre as prioridades do governo estão: crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inclusão social. Enfatizou também que o Brasil é um importante e tradicional parceiro do país europeu.