Embaixador da Itália em Brasília inaugura a exposição “Fotógrafos italianos: no florescer da fotografia brasileira”
Na noite do dia 20, o embaixador italiano Francesco Azzarello inaugurou uma exposição dedicada ao trabalho inédito de emigrantes profissionais e viajantes que percorreram o Brasil de meados do século XIX ao início do século XX. São trabalhos de fotógrafos italianos que se destacaram como verdadeiros pioneiros da “ oitava arte”. Eles retrataram o povo da época, incluindo algumas populações indígenas, e contribuíram muito para o desenvolvimento da arte fotográfica local, da qual o imperador Pedro II foi um grande entusiasta, juntamente com a imperatriz Teresa Cristina de Bourbon, Princesa do Reino das Duas Sicílias.
A exposição, sediada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), é realizada em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro @iicrio. A diretora do instituto, Livia Raponi, é a curadora da mostra, junto com o Prof. Joaquim de Andrade. Eles selecionaram nove personagens que brilham pelas trajetórias singulares e pela qualidade poética e visual de suas obras. São Luiz Terragno, Camillo Vedani, João Firpo, Nicola Parente, Vicenzo Pastore, Virgílio Calegaria e Luis Musso.
A exposição consiste em 90 imagens, em reprodução, que vão do Nordeste ao Sul do Brasil, de grandes cidades costeiras às mais remotas comunidades indígenas da Amazônia e do Pantanal.
Para o Embaixador Azzarello “a exposição, graças à vasta produção iconográfica dos fotógrafos italianos e ao rigor científico da apresentação, é de extremo interesse historiográfico e antropológico tanto para o público quanto para os estudiosos brasileiros, um testemunho desconhecido pela maioria das pessoas da contribuição de imigrantes italianos excepcionais que contribuíram para moldar o perfil da nação brasileira”.
A mostra fica em cartaz até 4 de junho, no CCBB Brasília
Entrada gratuita
Horário: de terça a domingo, das 9h às 20h30