Ministro Wellington Dias recebe embaixador do Azerbaijão para troca de experiências no combate à fome
Recém-chegado ao Brasil, o embaixador azerbaijano Rashad Novruz ficou interessado em conhecer as práticas desenvolvidas pelo Governo Federal para o combate à fome. Desta forma, o diplomata reuniu-se, no dia 09, com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
Entre as propostas levantadas pelo embaixador, foram citadas ações mundiais que podem fazer a diferença para o combate ao desperdício de comida, a produção mais eficiente de alimentos por agricultores familiares, o foco em sistemas econômicos locais, o empoderamento de mulheres e a promoção de qualificação para garantir emprego.
“Nosso país aplicou programas em parceria com o Banco Mundial e conseguiu reduzir a pobreza de 43% a 4% em quase 13 anos. Foi muito trabalho desenvolvido por uma política de assistência ao setor agrícola, que é forte no nosso país. Com isso, melhoramos a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzimos a fome”, contou Novruz.
São 32 programas priorizando famílias carentes e em situação de vulnerabilidade. Temos um amplo escopo de atendimento a quem precisa, mas precisamos de toda a ajuda possível. Principalmente de países que já trataram desse problema e obtiveram êxito”, pontuou o ministro.
O embaixador Rashad Novruz comprometeu-se a desenhar um mapa para identificar projetos prioritários assistenciais do governo brasileiro onde o país pode contribuir. Na área ambiental, foi acertado um acordo de incentivo financeiro na região amazônica para o desenvolvimento de ações humanitárias com indígenas e comunidades quilombolas.
Fonte: Assessoria de Comunicação – MDS