Embaixador e a embaixatriz da Irlanda no Brasil, Seán Hoy e Susan Hoy, dão destaque à figura da mulher em comemoração da data
Única padroeira feminina da Irlanda, Santa Brígida é reverenciada e respeitada em todo o país. Em Brasília, a residência oficial irlandesa sediou, no dia 02, a comemoração do dia da santa que teve um papel pioneiro da independência da mulher naquela nação. Na ocasião, uma exposição destacou o legado de 21 figuradas femininas irlandesas.
A mostra “Abrindo o caminho: Vidas e Legados de mulheres da Diáspora irlandesa”, ressaltou as vidas e os legados destas mulheres da diáspora irlandesa nas áreas da política, humanitarismo, sufrágio feminino, artes, ciências e desporto.
O embaixador Seán Hoy explicou a importância da celebração. “Hoje é um dia muito especial, pois nosso governo, este ano, irá instituir um novo feriado no nosso calendário para celebrar nossas mulheres”, afirmou. A data acontecerá anualmente, no dia 1º de fevereiro, ou na primeira segunda do mesmo mês.
O diplomata destacou que as mulheres irlandesas são conhecidas por sua garra e determinação e que sempre acreditaram em si para participar ativamente da sociedade e trabalhar em cargos majoritariamente ocupados por homens. Hoje, essas mulheres, não só na Irlanda, estão conquistando seu espaço no mundo e mostrando todo seu potencial.
A irlandesa Connie Mcmanus, viúva de um brasileiro foi escolhida pelo embaixador Hoy como exemplo de resiliência e superação de adversidades, para falar sobre sua trajetória de sucesso. Mcmanus contou durante a solenidade que após a morte de seu pai, ela e sua família passaram por momentos difíceis. Porém, aquela situação não a impediu de se tornar doutora em genética animal pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.
A geneticista falou com orgulho da sua persistência que a levou ao sucesso profissional. “Quando dizem que eu não vou fazer, aí que eu vou e faço”, afirmou rindo. Com uma carreira de prestígio, Mcmanus já foi membro da Academia Brasileira e Mundial de Ciências e comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico e de Pesquisa da Universidade de São Paulo.
Santa Brígida era dona de uma voz poderosa que utilizava para falar como mentora, negociadora e defensora dos pobres. O Dia de Santa Brígida, também chamado de Imbolc, é comemorado no 1º dia de fevereiro ou primeira segunda deste mesmo mês. O Imbolc, festival gaélico antigo, marca o início da primavera do calendário celta.