Fundação da AMDB acontece em cerimônia no Itamaraty
A Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras (AMDB) foi criada com a realização de uma assembleia de fundação nesta segunda-feira (16), no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. A entidade nasce pós quase uma década atuando como um coletivo de mulheres diplomatas, que vem debatendo a disparidade de gênero no Itamaraty e defendendo a promoção de mulheres na diplomacia. A cerimônia contou com a participação do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
A Secretária-Geral Maria Laura da Rocha discursou na Assembleia de Fundação e destacou a relevância de atrair mais mulheres para a carreira diplomática, para formar um Itamaraty mais representativo e plural.
Como o fez o Ministro Mauro Vieira em seu discurso de posse, a Secretária-Geral prestou especial homenagem a Maria José de Castro Rebello Mendes, primeira mulher a ingressar no Itamaraty, em 1918.
Eleita diretora da AMDB, Irene Vida Gala, disse que a Associação e a chefia do Itamaraty, trabalharão “no sentido de ampliar consideravelmente a entrada de mulheres na carreira diplomática, identificando e aplicando as políticas adequadas a atração de mulheres, especialmente mulheres negras, mulheres indígenas, mulheres de todas as regiões do Brasil, mulheres com deficiência”.
De acordo com levantamento feito pela entidade recém-criada, mulheres integram apenas 23% dos postos diplomáticos do Itamaraty.
Conheça melhor o trabalha da AMDB no site https://mulheresdiplomatas.org/
Fonte: Ministério das Relações Exteriores