Embaixadora Patrícia Villegas de Jorge promove evento de divulgação do país caribenho que atingiu um número recorde de visitantes em novembro
A Embaixada da República Dominicana sediou, no dia 8 de dezembro, o encontro “Realidade e Perspectivas do Turismo na República Dominicana”. A embaixadora Patrícia Villegas de Jorge assinou um termo de cooperação técnica com o Governo do Distrito Federal (GDF). O evento contou com a participação de autoridades políticas, jornalistas, profissionais de mídia e influencers.
A abertura do encontro foi feita pela embaixadora Patrícia de Jorge que enumerou o potencial da República Dominicana e suas riquezas culturais. Segundo a diplomata foi a primeira vez que a embaixada promoveu evento com o tema turismo, promovido ainda por um vídeo especial mostrando toda a beleza do país caribenho, como em Punta Cana.
“A ideia é dar para o Brasil o que nós temos de melhor. Afinal, o país tem nos dado muito. Procuramos um nicho onde podemos ajudá-lo e encontramos justamente o turismo dominicano, que é o número um do mundo. Depois da pandemia de Covid-19, ganhamos todos os títulos em relação a políticas que usamos para trazer os turistas estrangeiros para o nosso pequeno país”, declarou Patrícia. A diplomata garantiu que a ocasião foi a primeira de muitas.
E sua fala, o secretário de turismo do Governo do Distrito Federal, William Almeida. explicou que foi assinado um termo de cooperação técnica com a embaixada, visando promover diversos projetos de pesquisa, estudos, cursos, treinamentos e intercâmbios. Desta forma, potencializar o desenvolvimento de diversas áreas, dentre elas, a de turismo e a de planejamento urbano sustentável.
O secretário lembrou ainda que o fluxo de pessoas entre os dois países foi facilitado, em 2021, quando o governo brasileiro extinguiu a necessidade de vistos para dominicanos no Brasil para as finalidades de negócios e turismo. Reforçou ainda que existe uma tratativa de um “acordo da diplomacia municipal entre as capitais Brasília e Santo Domingo, que visa torná-las cidades-irmãs, em vista que ambas são consideradas patrimônios da humanidade pela Unesco”.
Recorde – O ministro do Turismo da República Dominicana, David Collado, anunciou, no dia 4, que o país atingiu um número recorde de visitantes em novembro, com 571.354 por via aérea. Segundo ele, nos primeiros 11 meses do ano chegaram quase seis milhões 397 mil 444 turistas pela referida rota, face aos cinco milhões 821 mil 768 que chegaram no mesmo período de 2019, um crescimento de 9,8%.
Collado destacou o crescimento registado na chegada de veraneantes em navios de cruzeiro, registando 195.270 em novembro, superior aos 111.128 recebidos no mesmo mês de 2019. De janeiro a novembro, chegaram ao país um milhão de 85 mil e 606 passageiros de cruzeiros, contra 948 mil 118 no mesmo período de 2019. O ministro disse que somando o ar e cruzeiros para a República Dominicana nos primeiros onze meses deste ano chegaram sete milhões 483 mil 50 pessoas.