Foram anunciados os nomes de Zhu Qingqiao e Benoit-Labre Mibanga
O novo Embaixador da China Zhu Qingqiao iniciou, nesta sexta-feira (9), suas atividades frente à missão diplomática em Brasília. O diplomata avalia que as relações bilaterais vêm se tornando cada vez mais maduras e estáveis. Na mesma data, assumiu oficialmente o novo embaixador da República Democrática do Congo (RDC) Benoît-Labre Mibanga Ngalamulume Wa Badidike. Advogado de formação, ele foi encarregado de Negócios da missão diplomática na República Tcheca.
Zhu Qingqiao já exerceu diferentes cargos na embaixada da China no Brasil entre 1996 e 2003. Regressou em 2009 como ministro-conselheiro, permanecendo até 2014. Regressa agora como embaixador. Nas redes sociais da embaixada, o diplomata divulgou mensagem à comunidade brasileira na qual informa que passou mais da metade dos seus 30 anos de carreira. “Guardo no meu coração uma profunda afinidade com esta terra vibrante e um grande respeito por este povo caloroso e acolhedor”, afirmou.
Segundo a nota do embaixador chinês, neste ano marca o bicentenário da independência do Brasil completam dez anos de relações bilaterais. “É um grande privilégio assumir a chefia desta embaixada num momento tão especial e, portanto, percebo também a grande responsabilidade deste posto. Venho com entusiasmo e boa vontade para promover a cooperação bilateral. Espero trabalhar com amigos brasileiros de todos os setores para escrever um belo capítulo nas relações China-Brasil na nova era”, disse na mensagem.
Ex-encarregado de negócios da missão diplomática da República Democrática do Congo em Praga, Mibanga Ngalamulume é diplomata de carreira e tem formação em Direito. Desempenhou um papel influente nas relações bilaterais entre a República Tcheca e seu país.