Ex-presidente peruano foi deposto após sofrer impeachment na última quarta-feira (8)
Pedro Castillo, ex-presidente do Peru, entrou com uma solicitação formal de asilo ao México nesta quinta-feira (8). Ele sofreu impeachment na última quarta-feira após anunciar a dissolução do Congresso peruano.
A informação oficial foi divulgada por Marcelo Erbard, ministro das Relações Exteriores mexicano. Ele afirmou que o pedido foi ratificado durante uma visita do embaixador mexicano no Peru, Pablo Monroy, a Castillo no local onde ele está detido.
“O Embaixador Pablo Monroy me informou de Lima que conseguiu se encontrar com Pedro Castillo no Centro Penitenciário às 13h20. Encontrou-o fisicamente bem e na companhia de seu advogado”, escreveu Ebrard. “Castillo ratificou o pedido de asilo recebido na Embaixada do México esta manhã”, completou.
A autoridade também anexou na mensagem a carta que o advogado do ex-presidente peruano enviou a Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, pedindo asilo político.
“Estes órgãos criaram um clima de extrema indefensabilidade e perseguição puramente política de qualquer pessoa que pense de forma diferente do grupo oligárquico que reina sobre todas as instituições do país”, aponta um trecho do documento.
Fonte: IG