A Embaixada da Itália iniciou, em junho, uma série de concertos que estão sendo realizados por meio de parcerias com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSCS), dirigida pelo Maestro Claudio Cohen. O embaixador Francesco Azzarello convidou o jovem pianista italiano Giuseppe Gibboni que se apresentou com estudantes da Orquestra e Coro do Instituto Reciclando Sons.
Já a Embaixada da China no Brasil promoveu um concerto no teatro Plínio Marcos do Centro Cultural FUNARTE, no Complexo Cultural Funarte, em Brasília. Na Ocasião o violinista chinês Chao Bin e o pianista Wu Zeming, de 10 anos, se apresentaram, vindos da China eles apresentaram clássicos chineses acompanhados da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília. Em seu discurso o encarregado de negócios da Embaixada da China, Jin Hongjun enfatizou que “esta é uma tentativa inovadora de integração cultural e aprendizado mútuo entre China e Brasil”.
Em comemoração do 200º aniversário da independência do Brasil e como parte do Ano do Romantismo Polaco, em 04 de outubro de 2022, a embaixada da Polônia promoveu um concerto solene com o jovem pianista polonês Piotr Alexewicz sob a batuta do Maestro Norton Morozowicz. O evento aconteceu também no teatro Plínio Marcos. O programa de concertos incluiu: Mazuria da ópera “Halka” de Stanis ław Moniuszko, Concerto de Piano F-moll Op. 21 Fryderyk Chopin e a Primeira Sinfonia Popular do compositor brasileiro Radamés Gnattali.
O pianista Joseph-Maurice Weder, solista que já se apresentou, em alguns dos mais prestigiosos teatros do mundo, foi o musicista convidado pela embaixada Suíça. O concerto foi em 10 de outubro, também no Teatro Plínio Marcos. O programa da noite incluiu peça do suíço Arthur Honegger, cuja obra retrata a cultura da Basiléia (noroeste da Suíça), e do alemão Johannes Brahms. Sobre esta última, Weder atesta: “Estou muito feliz de tocar com a Orquestra este que é um dos meus concertos favoritos”. A orquestra da noite foi a Sinfônica de Brasília. O embaixador Pietro Lazzeri ressaltou as excelentes relações com o Brasil e a importância da noite cultural.