O Adido Militar da embaixada do Egito em Brasília, Coronel Amr Mahmoud Abd Elhamid Salama celebrou, no último dia 05, no espaço Villa Rizza, em Brasília, o 49º aniversário da Grande Vitória de Outubro Egípcia, ocorrida em 1973. Em sua fala o diplomata disse que a data simboliza “a firmeza da nação egípcia e seu exército”. “O simbolismo deste evento não se restringe somente ao Egito, mas todo o povo árabe”, discursou o militar. Um vídeo em homenagem ao Força Militar egípcia, eventos e a modernização do Egito foi apresentado durante o evento.
De acordo com o coronel Amr Salama, apesar das tragédias do conflito, a guerra de outubro simboliza o estabelecimento de regras internacionais que dão o direito das nações se defenderem e reconquistarem seus territórios. A seu ver, “de fato foi uma guerra para liberação do território egípcio ocupado pela força e tomado pela força”.
“Isto prova ao mundo inteiro que essa metodologia não estabelece a paz ou estabilidade e que, a paz quando direitos retornam àquele que merecem. Esta vitória prova que todo o Egito, a história, a civilização, a literatura e arte não podem ser quebradas”, discursou o adido militar.
Esses fatos provam, segundo Amr Salama, que as forças armas egípcias é uma que se sacrificou pelo povo e pelo território do Egito, que não está ao lado de um regime, um governo ou organização, mas do povo egípcio. “Talvez as duas revoluções que o Egito testemunhou sejam a melhor prova disto” explica.
O coronel egípcio acrescentou ainda que as Forças Armadas de seu país têm alcançado grande sucesso em todos os níveis, permitindo que o Estado desempenhe seu papel na implementação de um ambicioso programa de desenvolvimento que corresponda às aspirações e esperanças do povo.
Durante a festa, as Forças Armadas egípcias foram homenageadas por meio da reprodução de um vídeo, que também expôs aos convidados as maravilhas da República Árabe do Egito antiga e moderna. O país foi o berço de uma das civilizações mais desenvolvidas do mundo, guardando monumentos históricos e arquitetônicas de importância global. O Evento mostrou também a cultura Egípcia com uma pequena exposição de artesanatos típicos daquele país e claro, por meio de sua gastronomia com a saboroso e tradicional Kebab.