O embaixador da República da Coreia no Brasil, Lim Ki-mo, recebeu convidados na noite de quarta-feira (5), no Clube Naval, em Brasília, para comemorar o Dia Nacional da Fundação do país. O feriado celebra o início da história coreana e a fundação do reino por Dangun.
Lim Ki-mo destacou em seu discurso as boas relações bilaterais nos últimos 63 anos. “O Brasil é, de fato, um grande parceiro com quem compartilhamos valores como liberdade, direitos humanos e democracia”, afirmou o diplomata.
De acordo com o diplomata coreano, apesar da pandemia da covid-19, a amizade entre os dois países se fortaleceu ainda mais, principalmente por intermédio das mídias sociais. “O comércio bilateral entre nossos países cresceu mesmo com as adversidades trazidas pela pandemia. Tivemos uma troca de mais de 11 bilhões de dólares. Uma amizade que já era forte, tornou-se ainda mais profunda nesses últimos anos”, enfatizou Lim Ki-mo.
Com orgulho, Lim Ki-mo Somos uma das 10 maiores economias do mundo e temos desempenhado papel de liderança em tecnologia e se tornado um centro global em ascensão na Quarta Revolução Industrial principalmente nas áreas de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Big. “A República da Coreia também se esforça para contribuir com o desenvolvimento da comunidade internacional”, ressaltou.
Embora ainda seja um país dividido, Lim Ki-mo disse que a Coreia passou, com sucesso, de um país em desenvolvimento para um país desenvolvido, em um curto período de tempo, assim mudando de país receptor para país doador em apenas meio século.
Pandemia – Apesar da pandemia, segundo o embaixador, o comércio bilateral cresceu, mesmo com as adversidades trazidas por ela “Anualmente, temos uma troca de mais de 11 bilhões de dólares”, afirmou.
Mesmo com o uso de máscaras e do distanciamento social, a pandemia, a seu ver, acabou nos mostrando, ao contrário, o quanto estamos interligados e, curiosamente, próximos uns dos outros. Por meio da internet, a Coreia e o Brasil, embora distantes fisicamente, parecem verdadeiros vizinhos, acrescentando que “por aqui, muito se fala da Coreia com seus filmes, músicas e séries, assim como os coreanos não se cansam de admirar a exuberância das terras brasileiras e sua rica cultura”.
Lim Ki-mo promoveu para os convidados um verdadeiro show cantando com perfeição músicas brasileiras como “Evidências”, de Xitãozinho e Xororó, que viralizou na internet, “Cheia de Mania” do grupo Raça Negra e “De Menina pra Mulher” do cantor sertanejo Gusttavo Lima.