O 56º aniversário da independência de Botswana foi comemorado nesta sexta-feira (30), no Dúnia Hall, em Brasília. Melhorar o setor agrícola, promover boas práticas e desenvolvimento nos setores socioeconômico, de saúde e de defesa foram destacados pela embaixadora do país no Brasil, Tebogo Motshome em seu discurso. Um vídeo mostrando as belezas naturais, os avanços tecnológicos e econômicos foi exibido para os convidados durante todo o evento festivo.
Tebogo Motshome ressaltou, em sua fala, os desafios econômicos pós-pandemia e da importância das cooperações bilaterais para reconstruir a economia do país, reforçando a relevância das relações compartilhadas entre Brasil e Botsuana. Tebogo citou os programas de cooperação entre os dois países no setor agrícola para desenvolver a horticultura entre as comunidades rurais botsuanas. “A reunião que aconteceu em julho deste ano, entre o ministro das Relações Exteriores de Botsuana e o chanceler brasileiro foi uma oportunidade para reafirmar o compromisso bilateral existente entre nossas duas nações”, complementou a diplomata.
A perspectiva de novos projetos de cooperação entre Botsuana e Brasil reforçando a necessidade de que os países em desenvolvimento e desenvolvidos trabalhem juntos no objetivo comum de alcançar a paz nacional, regional e global, também foi mencionada no discurso da embaixadora.
A embaixadora Ana Paula Simões Silva, diretora do Departamento de África do Itamaraty falou em nome do governo brasileiro. Lembrou que os dois países sentam “literalmente” lado-a-lado na Organização das Nações Unidas”. A diplomata ressaltou a visita de alto nível do ministro das relações exteriores de Botsuana, Lemogang Kwape, ao Brasil, ocasião em que foi firmado o Acordo sobre Isenção da Exigência de Visto.
As relações diplomáticas entre Botsuana e Brasil foram estabelecidas em 1985. No ano de 2007, o Brasil abriu uma embaixada residente na capital Gaborone, enquanto a abertura da missão diplomática do país africano em Brasília aconteceu em 2009, sendo a primeira na América Latina.
Fotos: Cidália varella