O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota confirmado a participação brasileira na 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que será realizada, em Nova York e terá por tema principal “Um momento divisor de águas: soluções transformadoras para desafios interligados”. A abertura da AGNU nesta terça-feira (20) é o momento em que os líderes mundiais de 193 países se reúnem para discutir os principais desafios enfrentados pela comunidade internacional. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, chefia a delegação do Brasil.
Como ocorre todos os anos, o Brasil será o primeiro país a ter a palavra no Debate Geral da Assembleia Geral, em 20 de setembro. Além de proferir o discurso de abertura, o presidente manterá encontros com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, e com Chefes de Estado de outros países.
Estão confirmadas até o momento as reuniões de Bolsonaro com os presidentes da Polônia, Equador, Guatemala e Sérvia.
O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, participará de encontros com embaixadores de vários países e de eventos multilaterais de grupamentos dos quais o Brasil é parte.
A delegação brasileira também participará de reuniões de alto nível sobre temas como desenvolvimento sustentável, educação, minorias étnicas, eliminação de armas nucleares, operações de paz, reforma do Conselho de Segurança, conflito na Ucrânia e mediação.