Liz Lôbo
A Embaixadora da Espanha no Brasil María del Mar Fernández-Palacios ofereceu, a manhã do dia 30, um café da manhã na sede diplomática do país para uma conversa informal sobre sua chegada ao Brasil e seu plano de trabalho em diversas áreas. A diplomata apresentou as cartas credenciais, juntamente com seis outros embaixadores, ao presidente Jair Messias Bolsonaro, no dia 29. As cartas, assinadas pelo Rei Felipe VI, oficializa o início de sua missão como embaixadora e dá continuidade à longa e frutífera parceria entre a Espanha e o Brasil.
“O Brasil é um país muito especial. A cerimônia foi muito bonita, muito agradável. É um ambiente muito acolhedor no qual nos sentimos muito bem recebidos”, disse María Fernandez-Palacios ao falar sobre a cerimônia da entrega das credenciais no Planalto. A diplomata já esteve anteriormente no Brasil, onde ocupou o cargo de Conselheira Cultural e de Cooperação Técnica na Embaixada espanhola entre os anos 1998 e 2002. Ela conta que na época viajou bastante e teve a oportunidade de conhecer vários lugares interessantes no Brasil. Agora volta ao país para assumir a chefia da missão diplomática como a primeira mulher no cargo.
Trabalhar pelo avanço do acordo MERCOSUL /EU no próximo ano quando assumirão a presidência do Conselho da entidade, fomentar o turismo e promover a cultura são algumas das metas da nova embaixadora. “Estamos convencidos que o acordo MERCOSUL /União Europeia vai levar ao incremento das relações entre Brasil e Espanha”, disse a diplomata.
Embora tenha sido regulamentado em 2019, o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos de UE e MERCOSUL e também pelos países membros dos dois blocos. As negociações, de acordo com Fernandez-Palacios, ainda enfrentam impasses devido às questões ambientais para o lado brasileiro e obstáculos relacionadas ao protecionismo dos europeus.
O Brasil é hoje o segundo maior país que exporta produtos agrícolas para o mercado europeu. Quando entrar em vigor, o acordo Mercosul/UE deve movimentar cerca de 25% do PIB mundial. O acordo prevê que as tarifas de exportação da América do Sul para a Europa sejam zeradas em dez anos. Em contrapartida, a Europa precisará retirar 91% das tarifas de exportação para o Mercosul.
Na área cultura, a diplomata destacou as atividades intensas realizadas pelo Colégio Miguel de Cervantes, uma escola espanhola que fica localizada no Morumbi, em São Paulo. A instituição atende alunos desde a educação infantil até o ensino médio. A embaixadora já trabalhou no Brasil. de 1998 a 2002, como Conselheira Cultural e de Cooperação.
Nascida em Montellano, na Sevilha, María del Mar Fernández-, é Formada em Geografia e História, ela já tem 33 anos de carreira diplomática. Já esteve na Representação Permanente da Espanha junto à OTAN, em Bruxelas, serviu como embaixadora de seu país na Nicarágua e também passou pela Ucrânia, China, Cuba, México e Marrocos, em outras posições.