• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
domingo, 10 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Embaixadora da Espanha deseja avanço no acordo com o Mercosul

María del Mar Fernández-Palacios recebeu a imprensa para um café da manhã

por Liz Elaine
31 de agosto de 2022
em Eventos, Slide Home
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Liz Lôbo

Embaixadora María del Mar Fernández-Palacios

A Embaixadora da Espanha no Brasil María del Mar Fernández-Palacios ofereceu, a manhã do dia 30, um café da manhã  na sede diplomática do país para uma conversa informal sobre sua chegada ao Brasil e seu plano de trabalho em diversas áreas. A diplomata apresentou as cartas credenciais, juntamente com seis outros embaixadores, ao presidente Jair Messias Bolsonaro, no dia 29. As cartas, assinadas pelo Rei Felipe VI, oficializa o início de sua missão como embaixadora e dá continuidade à longa e frutífera parceria entre a Espanha e o Brasil.

“O Brasil é um país muito especial. A cerimônia foi muito bonita, muito agradável. É um ambiente muito acolhedor no qual nos sentimos muito bem recebidos”, disse María Fernandez-Palacios ao falar sobre a cerimônia da entrega das credenciais no Planalto.  A diplomata já esteve anteriormente no Brasil, onde ocupou o cargo de Conselheira Cultural e de Cooperação Técnica na Embaixada espanhola entre os anos 1998 e 2002. Ela conta que na época viajou bastante e teve a oportunidade de conhecer vários lugares interessantes no Brasil. Agora volta ao país para assumir a chefia da missão diplomática como a primeira mulher no cargo.

Trabalhar pelo avanço do acordo MERCOSUL /EU no próximo ano quando assumirão a presidência do Conselho da entidade, fomentar o turismo e promover a cultura são algumas das metas da nova embaixadora. “Estamos convencidos que o acordo MERCOSUL /União Europeia vai levar ao incremento das relações entre Brasil e Espanha”, disse a diplomata.

Embora tenha sido regulamentado em 2019, o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos de UE e MERCOSUL e também pelos países membros dos dois blocos. As negociações, de acordo com Fernandez-Palacios, ainda enfrentam impasses devido às questões ambientais para o lado brasileiro e obstáculos relacionadas ao protecionismo dos europeus.

O Brasil é hoje o segundo maior país que exporta produtos agrícolas para o mercado europeu. Quando entrar em vigor, o acordo Mercosul/UE deve movimentar cerca de 25% do PIB mundial.  O acordo prevê que as tarifas de exportação da América do Sul para a Europa sejam zeradas em dez anos. Em contrapartida, a Europa precisará retirar 91% das tarifas de exportação para o Mercosul.

Na área cultura, a diplomata destacou as atividades intensas realizadas pelo Colégio Miguel de Cervantes, uma escola espanhola que fica localizada no Morumbi, em São Paulo. A instituição atende alunos desde a educação infantil até o ensino médio. A embaixadora já trabalhou no Brasil. de 1998 a 2002, como Conselheira Cultural e de Cooperação.

Nascida em Montellano, na Sevilha, María del Mar Fernández-, é Formada em Geografia e História, ela já tem 33 anos de carreira diplomática. Já esteve na Representação Permanente da Espanha junto à OTAN, em Bruxelas, serviu como embaixadora de seu país na Nicarágua e também passou pela Ucrânia, China, Cuba, México e Marrocos, em outras posições.

Notícia Anterior

Novos embaixadores entregaram suas cartas credenciais

Próxima Notícia

Embaixada da Itália sedia mostra e lançamento de livro sobre sua historia

Notícias Relacionadas

Reunião na Embaixada do Marrocos: encontro para avaliar atividades de 2025 e discutir iniciativas para este ano
Eventos

Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos

8 de maio de 2026
Eventos

Embaixador da Belarus destaca papel histórico e contemporâneo das mulheres bielorrussas

8 de maio de 2026
Eventos

Forças armadas tailandesa comemoram seu dia

1 de maio de 2026
Próxima Notícia

Embaixada da Itália sedia mostra e lançamento de livro sobre sua historia

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da África -

Mega-Aeroporto Internacional de Bishoftu vai ligar a África ao resto do mundo com um luxo e rapidez nunca vistos em solo africano

A Ethiopian Airlines começou a construção do maior aeroporto da África, aproximadamente 40 km ao sul da capital etíope, Addis Ababa, em Bishoftu. As obras US$ 6 bilhões já foram iniciadas e irá atender 100 milhões de passageiros. O aeroporto atenderá a Ethiopian Airlines e foi projetado pela Zaha Hadid Architects para se tornar um hub global com forte foco em conexões.

O Mega-Aeroporto Internacional de Bishoftu, com inauguração da fase 1 prevista para 2030, com capacidade para 110 milhões de passageiros, quase quatro vezes a capacidade do atual Aeroporto Internacional Bole, e investimento de US$ 12,5 bilhões. Situado próximo a Adis Abeba, este projeto de classe mundial fortalece a parceria com o Brasil ...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AddisAbaba #aeroporto #África #Bishoftu #EthiopinAirlines #Etiópia #obras
Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos - Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos -

Conselho dos Embaixadores Árabes e Câmara de Comércio Árabe Brasileira avaliam iniciativas para engajar a comunidade árabe no Brasil, além de realização de eventos.

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apresentou as atividades realizadas em 2025 pela instituição na quinta-feira (7), na Embaixada do Marrocos, em Brasília. Na ocasião, diplomatas de 16 países árabes e o chefe da missão da Liga Árabe no Brasil, Ibrahim Alzeben, discutiram sobre iniciativas e eventos para promover o diálogo e engajar a comunidade árabe no País.

De acordo com o vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad, depois que o presidente da instituição, William Adib Dib Junior, apresentou o relatório de atividades de 2025, os diplomatas fizeram propostas à instituição.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Embaixador da Belarus destaca papel histórico e co Embaixador da Belarus destaca papel histórico e contemporâneo das mulheres bielorrussas -

Em encontro com jornalistas, Andrey Andreyev lembrou da importante participação feminina no país em diferentes setores

Embaixador Andrey Andreyev 

O embaixador da Belarus, Andrey Andreyev, reuniu-se nesta sexta-feira com 12 jornalistas em um encontro promovido pela Embaixada da República da Belarus para apresentar reflexões sobre o papel das mulheres bielorrussas na história, na sociedade contemporânea e nas relações internacionais.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Embaixador do Cazaquistão é recebido no Ministério Embaixador do Cazaquistão é recebido no Ministério da Agricultura -

Bolat Nussupov avalia visita de missão cazaque e a participação do Brasil em mesa-redonda em Astana na próxima segunda-feira (11).

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, visitou o Ministério da Agricultura do Brasil, onde participou de uma reunião, dia 06, com o Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Renato de Alcântara Rua. No encontro, foi avaliada positivamente os resultados da visita da delegação de produtores rurais do Cazaquistão, liderada pelo Vice-Ministro da Agricultura Amangali Berdalin, durante a qual foram apresentadas 14 empresas do setor agroindustrial do Cazaquistão.

Foram discutidas ainda alguns aspectos do Memorando de Cooperação na área de pecuária entre o Ministério da Agricultura da República do Cazaquistão e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil suspende exigência de visto para chineses a Brasil suspende exigência de visto para chineses até dezembro -

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (11) e vale para viagens de até 30 dias. Decisão foi tomada em reciprocidade à China, que suspendeu o visto para brasileiros em junho de 2025

O Brasil dispensará a exigência de visto para cidadãos chineses a partir do dia 11 de maio de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin nesta quinta-feira (7), durante o Salão do Turismo, realizado em Fortaleza, no Ceará. Medida vale por viagens de até 30 dias, não prorrogáveis, e se aplica também a viagens de negócios, turismo, atividades artísticas ou esportivas e tem prazo até 31 de dezembro deste ano..

O governo brasileiro dá continuidade a iniciativas anteriores de facilitação de mobilidade, como a implementação do visto eletrônico para cidadãos chineses ao Brasil. A decisão segue o princípio da recipr...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Alkimin #Brasil #China #decisão #exigência #suspensão #visto
Embaixador de Chipre se reúne com o senador Carlos Embaixador de Chipre se reúne com o senador Carlos Viana -

Vasilios Philippou apresentou as prioridades do seu país e sublinhou a importância da diplomacia parlamentar

O embaixador da República de Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, reuniu-se hoje, 07 de maio, com o Senador Federal Carlos Alberto Dias Viana, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Chipre. O encontro sublinhou a importância da diplomacia parlamentar como pilar essencial para o estreitamento das relações entre as duas nações. Durante a reunião, o embaixador apresentou as prioridades e os resultados alcançados pela Presidência de Chipre no Conselho da União Europeia. O senador Viana, por sua vez, enalteceu a atuação da embaixada e reafirmou o compromisso do Grupo Parlamentar em promover uma agenda de cooperação cada vez mais sólida e diversificada.
...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#CarlosAlbertoDiasViana #embaixdador #senador #VasiliosPhilippou
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In