Liz Lôbo
A Embaixada da Itália deixou o antigo solar que ocupada no Rio de Janeiro desde 1919, na Rua das Laranjeiras 154, mudando-se para a capital federal em 1972, onde se localiza até hoje. A história desta mudança de endereço foi contada em um livro e em uma mostra fotográfica. O lançamento da obra e a abertura exposição foram realizados nesta segunda-feira (29), na sede diplomática. O embaixador da Itália Francesco Azzarello lembrou a cena histórica em que o então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek entregando o lote sobre o qual está construída e embaixada italiana atualmente ao presidente italiano, Giovanni Gronchi.
O embaixador Azzarello, lembrando que no ano passado, além da inauguração a estátua, a embaixada lançou o primeiro livro sobre a embaixada com contribuições históricas e culturais, em três línguas disponibilizado no formato e-book em diversos sites italianos e brasileiros. O espaço projetado pelo renomado engenheiro Pier Luigi Nervi une o melhor da tradição arquitetônica e da engenharia italiana, moldando-se com harmonia no desenho urbano e no estilo monumental de Brasília.
“O segundo livro, também patrocinado por nós, conta com o depoimento de dois colegas, um diplomata e um funcionário que presenciaram a passagem do Rio para Brasília. Decidimos então oferecer 61 fotografias dispostas em cavaletes de cristal projetados pela designer ítalo-brasileira, Lina Bo Bardi, em 1960” para exposições permanentes no Museu MASP em São Paulo”, informou Azzarello.
O livro traz imagens dos noticiários e dos diários da época até as fotos dos acontecimentos mais recentes, como o dia a dia ao lado do embaixador Francesco Azzarello. A obra está disponível gratuitamente em formato impresso para todos que visitarem a exposição e em formato digital no site da Embaixada italiana, em português, italiano e inglês.
A exposição “A Embaixada da Itália em Brasília. Uma viagem fotográfica do Rio ao Planalto Central” estará aberta ao público todos os dias até 18 de setembro. As fotografias documentam a história da Embaixada da Itália no Brasil com imagens de arquivo, além das atuais, capturadas sob o olhar de Joana França. A mostra também conta com um painel dedicado a Carlos Bracher, e com a possibilidade de praticar a língua italiana: a exposição terá um QRCode que permitirá ao visitante ler todos os textos no idioma.
SERVIÇO
Exposição fotográfica
A Embaixada da Itália em Brasília: um percurso fotográfico do Rio de Janeiro ao Planalto Central
ENTRADA GRATUITA
Data: de 30 de agosto a 18 de setembro
Horários: segunda a sexta 16h00-19h00; sábado, domingo e feriado 10h00-16h00
Local: Embaixada da Itália em Brasília S.E.S. Av. das Nações Quadra 807 Lt. 30
Embaixada da Itália apresenta: um percurso fotográfico do Rio de Janeiro ao Planalto