Representantes do Departamento de Agricultura dos EUA visita o Brasil
Entre os dias 25 e 29 de julho, o economista-chefe do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Seth Meyer e conselheiro-sênior do Serviço Exterior de Agricultura do USDA, Jeremy Adamson, estiveram no Brasil para participar do Global Agribusiness Forum (GAFE) e de uma série de reuniões com seus homólogos brasileiros.
Em São Paulo, durante o evento organizado pela Consultoria Datagro, Meyer participou de um painel sobre “Perspectiva global rumo a 2050”, discutindo sobre o que o setor agrícola deve esperar para uma demanda projetada de mais de 9 bilhões de pessoas em 2050, considerando uma mudança na ordem econômica global. Já Adamson participou de painel sobre “Sistema alimentar sustentável e segurança alimentar”, tratando sobre a estratégia do setor do agronegócio para atender à demanda global por alimentos, enquanto aderem às políticas ambientais.
Em Cuiabá, além de reuniões com entidades agrícolas da região, participaram de uma visita a um campo de algodão, armazém de grãos, piscicultura, pecuária, biofábrica e observação de máquinas. A visita incluiu apresentações sobre técnicas de cultivo sustentável, código florestal, restauração de pastagens, e mitigação da mudança climática.
Já em Brasília, ao final da viagem, se encontraram com representantes da Embrapa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de um evento na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) sobre a situação do mercado nos EUA e perspectivas do setor a longo prazo.