Em Brasília, o embaixador Rômulo Acurio fala das parcerias bilaterais em festa com o melhor da gastronomia do país.
Peruanos, diplomatas, empresários e amigos do Peru participaram, no dia 28, da celebração da data nacional daquele país na sede da embaixada que foi enfeitada com flores, com vídeos de regiões turísticas e paisagens em telões e totens, além de artesanato. Comidas, bebidas e música típicas também fizeram para da comemoração. Em seu discurso para os convidados o embaixador Rômulo Acurio lembrou que apesar dos momentos difíceis para o mundo com a Covid-21 e a guerra na Ucrânia seria uma noite de alegria. “Vamos celebrar a nação peruana, a amizade peruana-brasileira e o bicentenário de independência do Brasil”, afirmou.
Em sua fala, Acurio lembrou que o Brasil e o Peru trabalham juntos com pragmatismo e realismo para fortalecer sua vizinhança, marcada com três mil km de fronteira. O embaixador lembrou que o Brasil e o Peru Têmr uma história de laços seculares e por duas sociedades jovens e criativas que sentem carinho uma pela outra. “Estamos cumprindo o estabelecido em fevereiro último, entre os dois presidentes, a fim de aperfeiçoar o nosso acordo de ampliação econômica e comercial, bem como aumentar o comércio e turismo entre as regiões fronteiriças”, afirmou.
O embaixador afirmou ainda em seu discurso que os dois países estão lançando para combater os ilícitos fronteiriços, fortalecer a cooperação técnica em ciência e inovação e aumentar a parceria bilateral em assuntos sociais e interculturais. “O Peru e o Brasil estão estabelecendo um espaço de diálogo sobre questões ambientais e de bioeconomia e ajudando o tratado de cooperação amazônica a ser uma instância transformadora das políticas públicas amazônicas”, relatou.
Rômulo Acurio disse também que o governo peruano acompanhará com interesse o processo democrático do Brasil, confiante no seu povo e instituições, referindo-se às próximas eleições brasileiras. Finalizando sua fala, o diplomata anunciou para 27 de agosto, em Brasília, o Festival Peruano, “uma grande festa de gastronomia, música e cultura peruana, que este ano celebrará o bicentenário de independência do Brasil”.
Governo brasileiro – Em seu discurso para os convidados, o embaixador Daniel Falcon Lins, chefe da Divisão Bolívia, Paraguai e Peru no Itamaraty, disse que as relações entre o Brasil e o Peru estão marcadas pelo legado e a promessa de uma vizinhança bicentenária. “Nossas relações foram estabelecidas há mais de 190 anos, quando o Peru designou seu primeiro encarregado de negócios no Rio de Janeiro e o império brasileiro fez o mesmo em Lima”, lembrou. O diplomata citou temas de interesses comuns dos dois países como comércio, investimentos, cooperação fronteiriça, infraestrutura e logística, saúde, segurança e defesa, cooperação técnica, entre outros.