“Egito e Brasil desfrutam de uma relação duradoura baseada em várias semelhanças” disse o embaixador do Egito no Brasil, Wael Ahmed Kamal Aboulmagd, em seu discurso durante a celebração do 70º aniversário da data nacional daquele país, nesta quarta-feira (27). O dia remonta a revolução ocorrida em 23 de julho de 1952 no país, marcando o fim da monarquia e o estabelecimento da República. O diplomata informou que as relações diplomáticas entre ambos os países são fortes e continuam a crescer.
Segundo o embaixador Aboulmagd, “apesar dos severos desafios enfrentados por todos nós nos últimos dois anos, incluindo os impactos relacionados à Covid-19 e a consequente desaceleração da economia pós-pandemia, assim como as repercussões da guerra na Ucrânia, relações entre Egito e Brasil continuaram a florescer em diversas áreas”.
O embaixador lembrou que foi realizado ano passado a 2ª rodada do comitê conjunto Egito-Mercosul que deu o impulso necessário para levar as relações comerciais bilaterais a um patamar mais alto. Aboulmagd recordou ainda que, em maio deste ano, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA) Marcos Montes, acompanhado por uma comitiva, realizou uma visita ao Egito para tratar do fornecimento de fertilizantes, consolidação de produtos agropecuários e ampliação de investimento do Egito no Brasil.
O embaixador anunciou que está sendo planeja a visita do Ministro das Relações Exteriores do Egito ao Brasil no fim deste ano. Aboulmagd aproveitou a oportunidade para contar que ainda este ano serão organizados eventos culturais e artísticos nas principais cidades brasileiras no intuito de levar a cultura e história egípcias ao povo brasileiro.
Cooperação militar – Em seu discurso, o embaixador egípcio disse ainda que a cooperação militar também deu passos importantes com uma série de visitas mútuas que configuram a base para a promoção de nossos laços militares e compartilhamento de experiências, treinamento e conhecimento.
Ao final do discurso, o diplomata lembrou que a 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27) será sediada no Egito, na cidade de Sharm El Sheikh. “Confio que os líderes irão reafirmar comprometimento com a causa do combate às mudanças climáticas e mostrar a vontade política para que tenhamos uma COP27 bem-sucedida”.
O Dia da Revolução refere-se ao aniversário da Revolução Egípcia de 1952, que levou à declaração da moderna república do Egito, encerrando o período do reinado. É o maior feriado secular da Nação e é considerado o Dia Nacional do Egito.