O embaixador da índia Suresh Reddy organizou, no dia 19, evento especial com Gurudev Sri Sri Ravi Shankar, líder espiritual indiano e fundador do projeto global Arte de Viver. No salão da embaixada em Brasília, reforçando os objetivos do seu movimento “Sou a favor da Paz”, Gurudev falou sobre como promover paz nas sociedades e no mundo, lidando com questões de saúde emocional e mental através da meditação e respiração consciente. Quatro vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, o líder espiritual é ainda fundador da Art of Living Foundation (A Arte de Viver), entidade criada em 1981 com o objetivo de tratar do estresse individual, problemas sociais e violência.
A Arte de Viver está presente em mais de 160 países, com mais de um milhão de voluntários e projetos educacionais, sociais, humanitários, ambientais e voltados para a promoção da paz. Para ele, a arte de viver consiste em “tornar a vida uma celebração, livre de estresse e violência” e enxergar pontos positivos até nos momentos mais difíceis, como ele fez nos períodos mais críticos da pandemia.
“No meu caso, durante a pandemia, eu me tornei mais ocupado, lidando com situações difíceis e respondendo a elas. Graças à tecnologia, pude me conectar com os voluntários da Arte de Viver por todo o mundo, através de conferências de vídeo. Teria sido muito pior sem o apoio dessa ferramenta, que pavimentou um caminho para que as pessoas pudessem permanecer conectadas socialmente durante os momentos de isolamento”, explicou Shankar. O líder espiritual indiano foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro. O outro encontro do guru com o público acontecerá em São Paulo, no dia 25, no Clube Círculo Militar (Rua Abílio Soares 1589, Ibirapuera).