A embaixadora da Nicarágua no Brasil Lorena Martínez conduziu, nesta terça-feira ((19), a cerimônia solene de aniversário da Revolução Sandinista. A celebração de mais um ano dessa data tão significativa para os nicaraguenses foi na Praça América Central, na QI 14/16, no Lago Sul, com a presença de embaixadores, representantes do corpo diplomático, imprensa e amigos da Nicarágua .
Em discurso Lorena Martínez destacou os homens e mulheres que lutaram incansavelmente para tornar a Nicarágua um país livre. “Na vida das pessoas sempre tem eventos, situações e momentos que marcam. Para os nicaraguenses, isso é a vitória da revolução de 1979, pelas forças revolucionárias que deram o golpe final da ditadura”, disse Martínez.
A diplomata também comentou que, além da Nicarágua, outros países comemoraram esse momento, enaltecendo Cuba e Venezuela pelo ato de irmandade e solidariedade. Martinez finalizou se dizendo orgulhosa das conquistas do seu país após a revolução, lembrando que o evento era uma oportunidade para reforçar a responsabilidade e o compromisso de continuar mudando o país no caminho para a paz e rumo a uma vida melhor para o povo da Nicarágua.
Na cidade de Matagalpa, milhares de pessoas marcharam nas ruas para prestar homenagem aos mártires da revolução em meio às cores da Frente Sandinista, vermelho e preto. O chefe de Estado, Daniel Ortega, foi presença de destaque nas comemorações.