Por ocasião do dia da capital cazaque, foi realizada, no dia 12 de julho, no Rio de Janeiro, uma conferência científico-prática «Nur-Sultan – a pérola da Eurásia, a capital do Cazaquistão independente». O evento foi organizado pelo Fórum da Amizade «Cazaquistão – Brasil», com o apoio da embaixada do Cazaquistão e do Centro de Estudos Asiáticos da Universidade Federal Fluminense. No início da conferência, foram exibidos vídeos dedicados à capital do Cazaquistão – Nur-Sultan e características e atrações arquitetônicas.
Abrindo o evento, o embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov falou aos participantes da conferência sobre a história e o desenvolvimento da capital do Cazaquistão. O diplomata cazaque enfatizou que hoje Nur-Sultan, que se tornou um símbolo do país e uma plataforma de sucesso para a implementação de iniciativas políticas, econômicas e sociais da liderança do país, também está fortalecendo ativamente sua posição como centro da diplomacia internacional.
Alexandre Santini, Secretário de Cultura da cidade de Niterói, durante seu discurso destacou que a realização conjunta da conferência foi uma importante iniciativa no caminho do desenvolvimento da cooperação cultural e humanitária. Sr. Alexandre Santini manifestou disposição para fortalecer ainda mais a cooperação, em particular, através da implementação de projetos conjuntos de intercâmbio cultural, juvenil e educacional.
Durante o evento, também foi assinado um Memorando de Entendimento entre a embaixada do Cazaquistão no Brasil e a Secretaria de Cultura da cidade de Niterói, que dará um impulso significativo à implementação de projetos conjuntos. Os participantes brasileiros da conferência assistiram com particular interesse um vídeo dedicado à capital do Cazaquistão, bem como uma apresentação sobre as características arquitetônicas e pontos turísticos da capital cazaque. No âmbito da celebração da data memorável, foi ainda organizada uma recepção festiva e uma exposição fotográfica.