Após dois anos de pausa, o Festival do Japão voltou oficialmente ao calendário da capital. O maior evento de cultura japonesa do Centro-Oeste atraiu milhares de visitantes de 24 a 26 de junho, com uma programação variada atrações artísticas, experiências culturais e pratos típicos japoneses. O evento, organizado pela FEANBRA – Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste, contou também com a correalização da Embaixada do Japão, que marcou presença com um estande e uma programação especial.
Além de encontrar informações sobre cultura e oportunidades de estudo no Japão, os visitantes do espaço da embaixada puderam conferir também uma exposição sobre washoku, a tradicional culinária japonesa. A mostra, oferecida pela Fundação Japão, incluiu uma coleção de painéis fotográficos de pratos da cozinha nipônica e uma seleção de modelos realistas de resina, semelhantes aos utilizados nos verdadeiros restaurantes japoneses. O público também teve a chance de participar de uma série de demonstrações de culinária japonesa, apresentadas pelo Chef Kazumine Nohara, da residência oficial do embaixador, e também de degustações de saquê.
Na tarde de sábado, o Embaixador HAYASHI Teiji apresentou assumiu a programação e apresentou a oficina sobre a bebida japonesa, após participar da abertura oficial do Festival e da cerimônia kagami biraki , de quebra do barril. “Graças à colaboração de todos vocês, hoje estou muito feliz em realizar o Festival do Japão em escala normal”, ressaltou o embaixador, ao fazer sua saudação ao público no palco principal. O embaixador participou, ainda, da exposição “Densho e o Caminho do Sumi-e no Brasil”, onde expôs cinco de suas obras e realizou uma demonstração de pintura tradicional japonesa.