Um país com muitas singularidades, praias, monumentos antigos, spas, vida selvagem. Assim é o Sri Lanka. Em uma apresentação, no dia 09, na sede da embaixada, Sumith Dassanayake convidou uma agência de viagens para falar dos inúmeros atrativos do seu país. O Sri Lanka é reconhecido com um dos 34 hot spots mundiais de biodiversidade. Possui oito patrimônio históricos da humanidade declarados pela UNESCO. Polonnaruwa, Sigiriya, Anuradhapura, Dambulla, Kandy, Galle Reserva Florestal, Sinharajá e Planícies Centrais do Sri Lanka, o antigo Ceilão.
Aproximadamente 16 por cento dos animais e 33 por cento das plantas são endêmicas e 13 por cento do Sri Lanka está protegido sobre a forma de parques nacionais, reservas, santuários e corredores ecológicos. O Sri Lanka tem a maior densidade de espécies de anfíbios do mundo com alta concentração na Reserva Florestal Sinharajá.
O chá também fez a fama do país. Para muitos, o ceylon tea ainda é um dos melhores pretos do mundo. Mas séculos de relativo isolamento, a fricção com as companhias mercantis de Portugal, Holanda e Reino Unido (do qual declararam independência em 1948) e a predominância do culto budista em uma região tomada por hinduísmo e islamismo moldaram uma cultura própria. Afinal, eles ainda são uma ilha.