Kátia Cubel, do Prêmio Engenho de Comunicação, e o ministro Humberto Martins, presidente do Conselho da Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Foto: Ademir Rodrigues/Divulgação.
O 17º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia celebrou parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF). Presidente do CJF e do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o ministro Humberto Martins externou o apreço pela Imprensa e pelos valores da premiação, ao aprovar a cooperação. Criado em 2004 para distinguir jornalistas e veículos de comunicação que produzem notícias a partir de Brasília, o Prêmio Engenho de Comunicação tem como pilares os seguintes valores: liberdade de expressão, ética, transparência, democracia e cidadania. A parceria com o CJF irá permitir que a cerimônia de entrega da premiação, que distingue os principais profissionais de Imprensa da capital do país, aconteça no CJF.
“Neste ano, vamos dar continuidade à edição que foi provisoriamente suspensa, em respeito às perdas sofridas durante a pandemia”, explica a presidente do Prêmio Engenho de Comunicação, Kátia Cubel. “A partir da relevante parceria institucional firmada com o CJF, já definimos o calendário da premiação deste ano”, antecipa Kátia Cubel. O tradicional Jantar dos Finalistas vai acontecer no dia 13 de junho próximo. A cerimônia de premiação irá ocorrer no dia 19 de agosto.
As escolhas de finalistas e de vencedores do Prêmio Engenho de Comunicação são feitas por um júri de notáveis. Nesta edição integram a comissão julgadora: ministra Cristina Peduzzi, do TST, ministro Jorge Oliveira, do TCU, procuradora-chefe do MPDFT, Fabiana Barreto, ex-ministro do TSE Carlos Mário Velloso Filho, o mestre em Comunicação Bruno Nalon e os juristas Eliziane Carvalho, do Sistema CNA-SENAR, e Marcus Vinícius Furtado Coelho, do Conselho Federal da OAB.
“Todos os anos, o Prêmio Engenho de Comunicação recebe o apoio de importantes organizações que respaldam a liberdade de Imprensa no país. Nesta edição, contamos com o apoio do Sistema Fibra, do Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), do Santander, do Conselho Federal da OAB e da diva da gastronomia Renata La Porta”, antecipa Kátia Cubel. A lista dos finalistas será divulgada nos próximos dias.