O Embaixador Francesco Azzarello concedeu, nesta segunda-feira (06), na sede da embaixada, a medalha da Ordem da Estrela a algumas personalidades, entre elas, Luiz Fux, juiz, jurista, professor universitário e atual presidente do Supremo Tribunal Federal. Ela é concedida pelo presidente da República a pessoas que se destacam na promoção de ações de amizade e colaboração de seus países com a nação italiana.
Este ano a solenidade de entrega da Ordem da Estrela da Itália foi realizada poucos dias após a comemoração do 76º aniversário da República Italiana. A data refere-se ao referendo realizado em 2 de junho de 1946, quando o povo italiano escolheu se o sistema de governo seria monárquico ou republicano.
Instituída por lei em fevereiro de 2011, a Ordem da Estrela da Itália substituiu a Ordine della Stella della Solidarietà Italiana (Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana), criada em 1947. A honraria era uma forma de reconhecimento às pessoas (italianas ou estrangeiras) que se destacaram na reconstrução da Itália após a Segunda Guerra Mundial.
Receberam também a medalha:
Graziano Messana, Presidente da @italcam.sp. Economista e empresário, fundou a GM Venture, empresa que presta serviços de consultoria a empresas estrangeiras que investem no Brasil.
Liliana Aufiero, Presidente da empresa têxtil @lupooficial. Foi a primeira mulher da família a exercer um cargo na companhia e a recolocou no topo do mercado brasileiro da moda íntima, meias, e roupas esportivas.
Alida Bellandi, Presidente na empresa agrícola @guaranyind líder em equipamentos, multiuso e corantes, dentro dos princípios da sustentabilidade econômica, social e ambiental. Em 1999 a empresa realizou um projeto de reflorestamento plantando 400 arvores de 49 espécies nativas em extinção.
Bernardo de Almeida Tannuri Laferté, Diretor do Ministério da Justiça acompanhou a reabertura do caso Battisti perante a Justiça brasileira. Hoje, na função de Coordenador Geral do Comitê Nacional de Refugiados, contribuiu para o lançamento da conhecida operação “acolhidas”, para uma melhor integração dos refugiados venezuelanos em território brasileiro.
Arnaldo Russo, médico e ex-Cônsul Honorário de Manaus por 18 anos, garantiu os serviços essenciais ao território de sua jurisdição honorária, mesmo nas circunstâncias mais complexas.
Maurício Salton, Diretor-Presidente da @famíliasalton, que apresentou o primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa no setor vitivinícola brasileiro. O inventário identifica o impacto ambiental da vinícola para reduzir suas emissões. Franco Perazzoni, delegado da Polícia Federal e professor universitário em crimes ambientais, é referência para a proteção de ecossistemas e biodiversidade. Foi pioneiro na introdução de novas tecnologias