Um verdadeiro festival de cultura e gastronomia foi promovido, no dia 28 de maio, pelo Grupo de Cônjuges de Chefes de Missão (GCCM). Estandes com comidas típicas de 34 países foram montados no Museu de Arte de Brasília (MAB). Com muita animação e dança, o bazar foi uma imersão cultural, uma viagem pelo mundo, para os três mil visitantes que compareceram ao evento cuja renda será revertida para três instituições apoiadas pelo grupo, o Banho do Bem, o Centro Social Luterano Casa da Esperança e o Centro Socioeducativo Santo Anibel Maria.
Susan Hoy, embaixatriz da Irlanda e presidente do GCCM, com bastante animação, fez a abertura oficial do bazar dizendo estar muito feliz com a realização da festividade, destacando que o objetivo maior é o da solenidade. “Estamos aqui reunidos para comer, beber e desfrutar e contagiar uns aos outros”, disse. Ela foi a idealizadora do evento onde cada país vendeu souvenirs, quitutes, iguarias típicas, artigos para presentes e até mesmo roupas e lenços trazidos de diferentes países.
Susan agradeceu ao governo do Distrito Federal, especialmente à chefe do Escritório da Assuntos Internacionais, Renata Zuquim, pela ajuda a tornar possível a realização do evento com a cessão do espaço. Em seguida, ela reuniu as demais embaixatrizes do grupo que tiram muitas fotos e dançaram. Houve ainda no Bazar a oportunidade de ter uma aula de dança.