Para festejar o Dia da Europa, embaixada da França fez iluminar a capital com o espetáculo “Arte sob o céu de Brasília”, no último dia 06 de maio. O museu da república de Brasília as cores e estrelas da bandeira da União Europeia e vários desenhos animados relativos à integração mundial. Segundo a embaixadora Brigitte Collet, “foi uma oportunidade excepcional para ressaltar as ideias europeias de paz, planeta, diversidade e juventude”. Em seu discursou, ela ressaltou ainda a responsabilidade da França ao assumir a presidência do Conselho da União Europeia.
O Museu Nacional da República, símbolo do belo trabalho arquitetônico de Oscar Niemeyer, foi palco de uma instalação artística colaborativa. Desenhos serão animados em tempo real e projetados na cúpula pelo duo de artistas brasileiros VJ Suave, especialista em arte digital, com a colaboraçãode quatro artistas europeus (o duo OMAi, SOUNDI eTYPRU).
Em um segundo momento, o público presente, entre eles vários diplomatas, foi convidado a participar de uma sessão interativa, animando as projeções e seus próprios desenhos por meio de tablets disponibilizados com essa finalidade. O jogo de luz, cor e som misturou tecnologia com street art e proporcionou um momento de conexão entre o espectador e a cidade-monumento.
O Dia da Europa é comemorado anualmente a 09 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman , que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.
Colaboração remota – Outro país, fuso horário diferente – A tecnologia ultrapassa fronteiras e minimiza diferenças de fuso horário. O duo de artistas VJ Suave (São Paulo) contou com a colaboração remota de quatro artistas europeus (da Áustria, da Suécia e da França). Juntos, e por meio do aplicativo Tagtool, eles desenharam e animaram em tempo real, compondo uma obra colaborativa, inédita e efêmera. Essa construção a várias mãos é uma referência à União Europeia e seu espírito de comunidade. Para completar a festa sob o céu de Brasília, food trucks conhecidos da cena cultural e gastronômica da cidade foram instalados nas proximidades do Museu.