“Um presente da Espanha a Brasília em agradecimento à acolhida do país aos espanhóis e em reconhecimento à sua nomeação como Capital Ibero-americana da Cultura, neste ano do Bicentenário da Independência do Brasil”. Assim definiu o embaixador Fernando Casas ao inaugurar o novo espaço no Jardim Botânico. A obra fica na Ala das Nações e dos Estados, onde o JBB concedeu espaços para a flora, o paisagismo e a cultura de outros países.
O jardim foi inspirado em obras do mediterrâneos espanhóis, com chafariz, vasos de cerâmica, escultura de Dom Quixote de La Mancha e mosaico. Segundo o embaixador Fernando Casas, o espaço é uma pequena, mas significativa amostra do que a Espanha representa.
O Jardim da Espanha é uma criação da arquiteta Maria Teresa e do paisagista Elton Baia, inspirado nos jardins mediterrâneos espanhóis. Contém espécies vegetativas simbólicas do país como a Lavanda, Oliveira, Jasmim-dos-poetas, Buxinho e Bougainville. O jardim conta com chafariz, vasos de cerâmica, escultura de Dom Quixote de La Mancha, de Alejandro Altamirano, e mosaico da artista de Brasília Cida Carvalho.
“Dom Quixote de Miguel de Cervantes, personagem imortal, bem conhecido no Brasil, representa não só uma obra-prima da literatura, mas também um comportamento ético, de moral atrelada a um código de valores e de liberdade, pelas quais vale a pena sacrificar: desfazer o mal e aplicar a justiça apesar de tudo”, disse o embaixador Fernando Garcia Casas.
O diplomata lembrou que Quixote sempre junto com seu inseparável Sancho empreende as batalhas com coragem e audácia. “Qualquer defensor da justiça, qualquer voluntário dos direitos humanos, qualquer defensor da natureza conhece a solidão como companheira e onde a única corda a que se pode agarrar é a justiça”, comentou.
A inauguração do Jardim da Espanha contou com a presença de diplomatas, entre outros convidados que puderam assistir àapresentação dos músicos Karla Dias, Fernando Lopes e Denilson Biachini, interpretando várias peças da música antiga espanhola. Estiveram presentes, além do embaixador Fernando Garcia Casas, diplomatas, o vice-governador do DF, Paco Britto, e a diretora do JBB, Aline De Pieri.