• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 7 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Data nacional do Zimbábue é comemorada na embaixada africana

por Liz Elaine
23 de abril de 2022
em Eventos, Slide Home
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Os 42 anos de independência do Zimbábue um almoço foi celebrado com um almoço na sede diplomática do país, no Lago Sul, no dia 19 de abril. O evento foi também uma celebração das relações bilaterais com o Brasil. “‘Ao nos reunirmos aqui hoje, desejo expressar nossa satisfação com o nível de relações bilaterais que felizmente existem entre a República do Zimbábue e a República Federativa do Brasil, desde o estabelecimento das relações diplomáticas em 1980”, discursou o encarregado de negócios do Zimbábue Kossam Mupezzen. O diplomata recebeu cerca de cem convidados entre embaixadores africanos, membros do Itamaraty, jornalistas e amigos do Zimbábue.

Encarregado de negócios do Zimbábue Kossam Mupezzen

Segundo Kossam Mupezzen, essa excelente relação se manifestou ainda mais forte evidenciadas “pelos projetos de cooperação técnica que estamos  implementando conjuntamente no setor agrícola, com foco no desenvolvimento e melhoramento da pecuária e pastagens e na produtividade do algodão”. Em seu discurso, Kossam Mupezzen  informou que há apenas duas semanas, uma missão técnica brasileira esteve no Zimbábue e mais missões estão planejadas para daqui a algumas semanas, incluindo uma que se concentrará na produção de flores para exportação.

Com o mesmo objetivo, uma missão técnica recíproca chegará em breve ao Brasil a partir do Zimbábue. Mupezzen lembrou que o Zimbábue é um grande exportador de flores, com uma indústria sofisticada que se estende até a Europa através do Aeroporto Schipol na Holanda, além de outros produtos agrícolas que exportam  para o resto do mundo. O diplomata destacou o trabalho que as universidades brasileiras e instituições de pesquisa como a EMBRAPA estão realizando para aprofundar nossa cooperação bilateral, por meio da excelente coordenação da Agência Brasileira de Cooperação. “Tirando lições desse nível de cooperação, estamos confiantes de que podemos fazer mais nas áreas de comércio, investimento e turismo para benefício mútuo”, discursou.

Além disso, há um leque de possibilidades de cooperação entre Brasil e Zimbawe. O projeto em andamento para fortalecer o setor pecuário, por exemplo, melhorará a produção de carne bovina no Zimbábue. Uma unidade técnica para esse projeto foi criada no Instituto de Pesquisas em Pastagens em 2020, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).  A ABC e seus parceiros nos dois países estão realizando um projeto para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor algodoeiro. Recentemente, em novembro de 2021, uma unidade técnica foi instalada no Cotton Research Institute no Zimbábue.

 De acordo com o encarregado de negócios do país, grandes avanços foram registrados  ainda nos principais setores econômicos do país, como agricultura, mineração, manufatura, energia, comunicação, turismo e serviços. “Esses setores estão ancorados em robustas políticas e programas econômicos que buscam acelerar o desenvolvimento nacional e a modernização”, explicou.

Segundo o diplomata, a economia tem crescido constantemente, apesar da seca recorrente no país, devido às mudanças climáticas. Em 2021, a economia de Zimbábue registrou um crescimento de 7,4%. “Estava pronto para acelerar o ritmo, não fosse a seca que nos revisitou novamente durante esta temporada atual, agravada pela pandemia de coronavírus”, disse.

O chefe da Divisão da África Austral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Roberto Salone, também fez discurso durante o almoço na embaixada de Zimbábue em Brasília. Disse que há 42 anos, o Brasil e Zimbábue estabeleceram relações diplomáticas, muitos fatos aconteceram, mas a vontade do Brasil de fortalecer seus laços com o país continua tão genuína como em 1980. “Ambos países mudaram. Cada um deles superou desafios. Nossas instituições se tornaram mais sólidas, assim como nossas relações bilaterais”, comentou. Salone lembrou que cinquenta por cento da população brasileira reconhece sua origem africana. “O Brasil abriga a maior comunidade africana fora da África”, lembrou o diplomata.

Tags: IndependênciaKossam MupezzenRoberto SaloneZimbábue
Notícia Anterior

Embaixador André Odenbreit Carvalho é o novo cônsul do Brasil em Miami

Próxima Notícia

Dia Nacional da Mulher Brasileira

Notícias Relacionadas

Eventos

Forças armadas tailandesa comemoram seu dia

1 de maio de 2026
Eventos

Embaixador discursa sobre relação Geórgia-Brasil

1 de maio de 2026
Eventos

Dia do Azerbaijão é celebrado em Brasília

27 de abril de 2026
Próxima Notícia
Marcha das Vadias, Sao Paulo. Brasil.

Dia Nacional da Mulher Brasileira

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Irã defende o fortalecimento das rel Embaixador do Irã defende o fortalecimento das relações com o Brasil -

O fluxo comercial entre Brasil e o Irã apresenta oscilações, com saldo comercial favorável, de maneira consistente, ao Brasil. Apesar de persistirem entraves, o Irã é expressivo mercado — um dos maiores do Oriente Médio — para as exportações brasileiras.

O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, defendeu o fortalecimento das relações com o Brasil em reunião, nesta quarta-feira, 6, com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). O deputado Claudio Cajado (PP-BA), também participou do encontro.

De acordo com Ghadiri, “temos um relacionamento de mais de 120 anos e que nunca foi afetado pelas mudanças de governos, no Brasil ou no Irã. São relações sólidas que se baseiam no interesse comum, principalmente no comércio”, afirmou...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AbdollahNekounamGhadiri #ClaudioCajado #COMISSÃO #CREDN #Diplomacia #Embaixador #Exportação #Irã #LuizPhilippe #relações
Brasília: arte e história além da política - Em Brasília: arte e história além da política -

Em meio às discussões e debates da República, a capital do Brasil guarda obras de arte e uma arquitetura que lhe conferiram o título de patrimônio mundial da Unesco.

A Praça dos Três Poderes, com o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, ocupa o cotidiano dos brasileiros no noticiário e nas decisões que influenciam a vida da população. Mas são esses endereços também obra de arte e de arquitetura de uma cidade que respira história, cultura e oferece lazer mesmo em meio a tantas negociações políticas.

Construir uma capital no Centro-Oeste brasileiro foi uma insistência do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1960), que encomendou o projeto ao arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012). Ele, porém, recomendou que o plano urbanístico fosse feito por outro profissional e se ocupou, ent�...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Arte #AthosBulcão #Brasília #capital #Ceschiatti #LúcioCosta #Memorial #obras #OscarNiemeyer #Palácio #patrimônio #Planalto #política #RobertoBurleMarx #Unesco
Bahrein destina áreas para produção agrícola no Br Bahrein destina áreas para produção agrícola no Brasil -

Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura do Bahrein alocou 12 lotes para agricultores de Buri (SP) como parte de estratégia para aumentar segurança alimentar do país.

O Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura do Bahrein assinou acordos para destinação de 12 lotes agrícolas a agricultores em Buri, estado de São Paulo.  No total foram concedidos 82 mil metros quadrados, cerca de 8,2 hectares, como parte dos esforços para aumentar a segurança alimentar e apoiar agricultores no país, segundo notícia da agência estatal Bahrain News Agency (BNA).

A ação se insere em uma estratégia maior que tem como fim também expandir a capacidade agrícola sustentável, aumentar a produção local e melhorar a eficiência no setor no Bahrein. Recentemente o Ministério dos Assuntos Municipais e Agricultura alocou outros seis lotes, em um tot...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Agricultura #Bahrein #Buri #ministério #Produção
Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade taxa de passaporte -

A medida foi divulgada nesta terça-feira (05), em comunicado do Itamaraty

A partir de 1º de junho de 2026, brasileiros que vivem no exterior terão acesso a passaportes com custo reduzido em 50 por cento. A medida, publicada pela Portaria MRE nº 664/2026, equipara as taxas consulares aos valores cobrados no Brasil.

O governo destacou que a iniciativa beneficia especialmente famílias binacionais e crianças nascidas fora do Brasil, facilitando a regularização de documentos essenciais ao exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no mundo.

A redução também pretende aproximar o preço da emissão no exterior aos valores cobrados em território nacional. Hoje, o custo da obtenção de um passaporte no Brasil varia de R$ 257,25 a R$ 514,50.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em mine Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos -

Evento realizado na sede da ApexBrasil reuniu especialistas, diplomatas e representantes dos dois governos para debater parcerias estratégicas no setor. Representando a Embaixada do Reino Unido, participou a ministra conselheira Sarah Clegg

O Brasil tem ampliado sua atuação no debate global sobre minerais críticos, insumos essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o país avança na construção de uma política nacional para o setor e busca fortalecer parcerias internacionais.

Foi com esse objetivo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) sediou, no dia 29 de abril, a Mesa Redonda de Especialistas em Minerais Críticos Reino Unido–Brasil, encontro de alto nível que reuniu representantes de governos, setor produtivo, instituições finance...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/brasil-e-reino-unido-avancam-na-cooperacao-em-minerais-criticos/

#Apex #Brasil #Cooperação #críticos #exportações #LaudemirMuller #minerais #reinounido #SarahClegg
Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética -

Estado vem se consolidando como um parceiro estratégico da União Europeia no avanço da indústria sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica, em um momento de fortalecimento das relações bilaterais após a entrada em vigor provisória do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, em 1º de maio.

Entre os dias 4 e 6 de maio, o estado recebeu uma delegação de adidos comerciais europeus no âmbito do programa “Conhecendo a Indústria”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo apresentar o potencial produtivo e tecnológico brasileiro, além de ampliar a cooperação econômica e atrair investimentos estrangeiros.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao SENAI Cimatec, em Salvador, considerado um dos mais avançados centros de inovação industrial...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/bahia-se-posiciona-como-parceira-estrategica-da-ue-na-industria-sustentavel-e-transicao-energetica/

#Bahia #delegação #energia #Europeia #Indústria #MERCOSUL #UE #União
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In