A diplomata Jelena Blazevic reuniu, no dia 29, um grupo de 20 jornalistas da ABRAJINTER (associação brasileira de jornalistas e comunicadores da Área internacional e diplomática) para uma palestra demonstrativa sobre a Sérvia. A diplomata fez uma apresentação do potencial de investimentos estrangeiros na Sérvia, das características culturais, riquezas históricas e religiosas, além do fortalecimento das relações bilaterais. Em seguida, foi oferecido um almoço com a culinária tradicional do país.
Durante o evento foi concedida à Jelena Blazevic uma placa de homenagem de Diplomata do Ano de 2022 pela sua interação com jornalistas da imprensa Brasileira. Sua maneira democrática e aberta de expressão e sua amizade com jornalistas foram fundamentais para a escolha da honraria. Jelena foi a primeira Diplomata a receber o Título no ano de 2022.
Ao fazer o uso das palavras, Jelena Blazevic recebe placa pelo reconhecimento do trabalho chefe da Missão da Embaixada da Sérvia no Brasil. apresentou a Sérvia e fez algumas colocações. A Sérvia é rica em recursos, com uma localização atrativa, infraestrutura de um país desenvolvido, uma legislação favorável para os negócios, administração eficiente e uma força de trabalho qualificada, fazem da Sérvia um paraíso para investimentos por definição.
A Sérvia fica no Sudeste da Europa, parte central dos Balcãs Ocidentais. Sua capital, Belgrado, tem cerca de dois milhões habitantes, ocupando uma área comparada ao estado de Santa Catarina. ”É um país pequeno, mas com posicionamento muito estratégico”, disse Jelena.
Hoje a Sérvia é uma democracia estável com fortes reformas impulsionadas pelo governo, avançando rumo à adesão à UE e atraindo muitos grandes atores dos negócios de todo o mundo. “Muitas empresas com global já reconheceram as vantagens de se investir na Sérvia, que incluem custos operacionais competitivos, livre acesso alfandegário a 1,3 bilhão de consumidores, assim como benefícios e incentivos financeiros concedidos pelo governo, para apoiar pro ativamente os investidores estrangeiros”, explicou a diplomata.
Jelena falou ainda sore o Programa de investimento Sérvia 2025, por meio do qual haverá investimentos estatais de 14 bilhões de euros em estradas, metrô e ferrovias, abastecimento de água e esgoto, centros esportivos e estádios, assistência médica e turismo.