Para promover as vendas das tâmaras no Brasil e na América Latina, o Setor Comercial da embaixada do Paquistão, em São Paulo, realizou, no dia 17, a reunião “Oportunidades de Importação de Tâmaras no Brasil”. O Paquistão é o 8° maior exportador, o 6ª em produção e o 5ª em área de produção do fruto no mundo. O evento foi coordenado pelo Cônsul de Comércio e Investimento Waqas Alam e apresentação da Diretora de Desenvolvimento Comercial, Thais Lôbo. Empresas exportadoras de tâmaras participaram da rodada de negócios.
Chamadas de dedos de luz por causa do formato e da cor, as tâmaras são cultivadas há milênios em regiões da África e da Ásia. A fruta da tamareira é a terceira maior safra de horticultura do Paquistão, cultivada nas quatro províncias em 99 mil hectares, com produção anual de cerca de 540.000 toneladas. O Paquistão tem um número enorme de variedades de tamareiras e muitas espécies têm potencial para serem exportadas na forma fresca e seca. São mais de 300 variedades.
Os principais mercados de exportação das tâmaras paquistanesas são Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Nepal, Índia, Bangladesh, Cingapura, Omã e Tailândia. As tâmaras têm sido um alimento básico no Médio Oriente desde há milhares de anos. Acredita-se que tiveram origem no Golfo Pérsico, e que têm sido cultivadas desde os tempos antigos da Mesopotâmia, na pré-história do Egito, possivelmente já em 4000 a.C.
Existem também evidências arqueológicas do cultivo da tâmara no leste da Arábia em 6000 a.C. O Paquistão é o 5º maior produtor de tâmaras, 8º maior exportador do mundo, Área cultivada 99.000 hectares. O país produz anualmente 550.000 toneladas.
Qualidades – Nos slides apresentados foi afirmado que a tâmara é muito nutritiva por conter proteínas, açúcar, sais minerais e vitaminas, sobretudo, a vitamina C, que neste fruto existe entre 50 a 100 vezes mais do que na banana, 8 a 17 vezes mais do que na laranja, 75 a 150 vezes mais que nas peras, e 50 vezes mais do que na maçã. Uma característica marcante na composição da tâmara é o fato de, para além de muito doce, ser extremamente rica em fibras e uma excelente fonte de potássio, ferro e cálcio.
A tâmara, segundo a apresentação , mantem o bom funcionamento do intestino, evita câncer, previne a diabetes, ajuda no ganho de massa muscular, previne doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico, previne envelhecimento precoce e diminui o colesterol “ruim”.
A tâmara é muito nutritiva por conter proteínas, açúcar, sais minerais e vitaminas, sobretudo, a vitamina C, que neste fruto existe entre 50 a 100 vezes mais do que na banana, 8 a 17 vezes mais do que na laranja, 75 a 150 vezes mais que nas peras, e 50 vezes mais do que na maçã. Uma característica marcante na composição da tâmara é o fato de, para além de muito doce, ser extremamente rica em fibras e uma excelente fonte de potássio, ferro e cálcio.