A Ucrânia celebra hoje (24) 26º aniversário de independência da União Soviética. Na capital, Kiev, foi realizada uma parada militar onde participaram militares de países membros da OTAN. Ministros da Defesa dos países ocidentais, inclusive o chefe do Pentágono James Mattis, assistiram à parada. Os representantes dos exércitos de países da OTAN, tais como os EUA, Reino Unido, Canadá, Polônia e Lituânia, e da Geórgia, que planeja aderir à OTAN, desfilaram pela rua central de Kiev, Kreschatik.
No Brasil, os ucranianos celebraram a independência e o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil em evento gratuito no domingo (20), no Memorial do Parque Tingui, em Curitiba, Paraná. A cidade é escolhida para a festa devido ao número de imigrantes e descendentes; são mais de 600 mil na região sul do país
A comemoração, que é realizada todos os anos, teve pratos típicos, danças, apresentações de grupos folclóricos Polvoca e Barvinok, além de peças de artesanato.
Nas barracas de comidas, foi possível saborear o sanduíche de pernil, o Varenek (pastel cozido que vem acompanhado de nata e cebolinha frita), Holuppchi (charuto com trigo e folha de repolho), e o Perichke, que tem opções doces, com recheio de maçã e semente de papoula, e salgadas, com carne, berinjela ou repolho.
Veja, na editoria Entrevista, o bate-papo com o embaixador Rostylav Tronenko que recebeu a equipe da revista Embassy Brasília, na sede diplomática, na capital.