Em março, a mostra é dedicada às mulheres. Elas na telona – Filmes dirigidos por mulheres e tendo mulheres como personagens principais marcam a volta da sala Le Corbusier, na Embaixada da França em Brasília. As sessões, que estavam suspensas desde 2020 por causa do contexto sanitário, são retomadas sob um ciclo temático que celebra o mês das mulheres.
O filme dessa reestreia é A Jornada, de Alice Winocour com Eva Green e Matt Dillon. O drama traz uma história envolvente onde uma mãe, astronauta, precisa se separar da filha para participar de uma missão espacial.
A sala Le Corbusier é um ponto de encontro dos amantes do cinema francófono. As sessões acontecem sempre às quartas-feiras e são gratuitas. Para garantir um retorno com toda segurança, a sala ficará limitada a 50% da sua capacidade e as poltronas serão ocupadas de forma intercalada. O uso da máscara é recomendado.
Programação de março
A Jornada (16/03)
De Alice Winocour. 2020. França, Alemanha. Com Eva Green, Matt Dillon.
100 min. Drama. +12.
Sarah é uma astronauta francesa que está em treinamento na Agência Espacial Europeia, em Colônia. Ela é a única mulher no árduo programa. Ela mora sozinha com Stella, sua filha de oito anos. Sarah se sente culpada por não poder passar mais tempo com sua filha. Seu amor é avassalador, inquietante. Quando Sarah é escolhida para se juntar à tripulação de uma missão espacial de um ano chamada Proxima, isso abala o relacionamento mãe e filha.
Playlist (23/03)
De Nine Antico. 2021. França.
Com Sara Forestier, Laetitia Dosch.
86 min. Drama. +14.
Playlist traz a história de duas moças livres, Sophie quetrabalha numa famosa editora de ‘graphic novels’ parisiense, e sonha em ver os seus desenhos publicados, e Julia, aspirante a atriz que trabalha num restaurante. Quando Sophie conta a Jean, seu namorado, que está grávida,tudo desaba. Como sobreviver em Paris em tais condições?
A Bela estação (30/03)
De Catherine Corsini. 2015. França, Bélgica.
Com Cécile de France, Izïa Higelin.
105 min. Drama. +14.
Delphine tem 23 anos. Filha de fazendeiro, ela adora o clima do campo e trabalhar com a terra, mas as restrições da vida provinciana acabam por levá-la a Paris. Lá ela conhece Carole, uma mulher casada e engajada no movimento feminista. A liberdade e a independência de Carole encantam Delphine, que pela primeira vez se vê apaixonada por uma mulher. O amor entre as duas faz a vida de Carole virar do avesso. Quando Delphine é obrigada a voltar para sua cidade, Carole decide segui-la. Mas no campo, o casal terá que enfrentar uma realidade bastante diferente.
Fonte: Embaixada da França
Trailers dos filmes
A jornada : https://www.youtube.com/watch?v=2hY0ak-hb_c
Playlist : https://www.youtube.com/watch?v=tELxQOJOuTA
A Bela estação :